Vieira apresenta a Lula balanço de reunião com EUA e discute possível encontro com Trump na Malásia
Chanceler e presidente se encontraram por três horas no Palácio da Alvorada e também trataram das preparações para a COP30


Hariane Bittencourt
Jessica Cardoso
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por cerca de três horas, nesta sexta-feira (17), para apresentar um balanço detalhado do encontro que teve com Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, na quinta-feira (16).
A conversa, realizada no Palácio da Alvorada, em Brasília, também teve a presença do assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim. Após o encontro, fontes do governo disseram que a relação entre Brasil e Estados Unidos está "muito amistosa”.
A reunião entre Vieira e Rubio teve como foco o tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros e marcou o início prático da reaproximação entre Brasil e EUA após meses de tensão diplomática e comercial.
+ Mauro Vieira diz que reunião com Rubio nos EUA foi 'muito produtiva'
Nesta sexta-feira (17), Vieira e Lula também trataram de aspectos logísticos e de possíveis encontros bilaterais que o presidente poderá ter durante a viagem à Indonésia e à Malásia, prevista para ocorrer entre os dias 24 e 28 de outubro.
Entre as possibilidades discutidas está uma reunião entre Lula e Trump, durante a cúpula da Asean, caso as agendas coincidam. O chanceler e o presidente brasileiros também conversaram sobre as preparações para a COP30, que será realizada em novembro em Belém (PA).