Publicidade
Política

Manifestantes ateiam fogo a boneco de Donald Trump durante protesto na Av. Paulista

Movimentos sociais se mobilizaram para protestar contra a taxação feita por Trump, nesta quinta-feira (10)

Imagem da noticia Manifestantes ateiam fogo a boneco de Donald Trump durante protesto na Av. Paulista
Manifestantes ateiam fogo em boneco de Donald Trump em protesto na Av. Paulista desta quinta-feira (10) | Reprodução: redes sociais
,
• Atualizado em
Publicidade

Manifestantes atearam fogo em um boneco do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e na bandeira americana durante protesto na Avenida Paulista, em São Paulo, nesta quinta-feira (10). Cartazes e slogans contra o presidente norte-americano marcaram o ato.

Inicialmente a Frente Povo Sem Medo e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) haviam se organizado para criticar o Congresso, pedir a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais e a taxação dos super-ricos. No entanto, o foco mudou após o anúncio de Trump sobre a nova tarifa de 50% sobre todos os produtos exportados do Brasil aos EUA, que começa a valer a partir de 1º de agosto.

Trump afirmou em carta enviada ao governo brasileiro que a taxação seria uma resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de tentativa de golpe de Estado e sobre as decisões do judiciário contrárias a grandes empresas de tecnologia americanas, como Meta e Google.

+Lula convoca ministros para discutir reação a tarifaço de Trump

Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a medida e reafirmou a soberania nacional e o respeito às instituições brasileiras. Lula também informou, em comunicado publicado em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), que o Brasil não iria retroceder em relação ao julgamento de Bolsonaro e que agiria segundo o princípio da reciprocidade referente as taxas americanas.

+Indústria reage à tarifa de 50% dos EUA sobre exportações do Brasil e cobra negociação urgente

O protesto também criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que sofreu fortes críticas após apoiar publicamente o tarifaço de Trump. O ato contou com a presença de figuras políticas de esquerda como a deputada federal Erika Hilton (PSOL), a vereadora Amanda Paschoal (PSOL) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade