Lira x Padilha: Lula não cogita trocar ministro, muito menos por alguém do Centrão; veja análise
Presidente da Câmara chamou articulador do governo de "incompetente" e "desafeto pessoal"; petista reagiu postando vídeo em que Lula o elogia
Felipe Moraes
Afonso Benites
Iasmin Costa
A relação entre Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, e Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, azedou de vez nessa quinta-feira (11). O Brasil Agora desta sexta (12) explica essa briga e por que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve manter o articulador do governo no cargo.
+ PL quer disputar presidência da Câmara com candidato próprio e nomes são analisados
Em conversa com jornalistas, Lira foi questionado se o voto de aliados dele contra a manutenção da prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol), o enfraqueceria politicamente.
Lira disse que "essa notícia foi vazada do governo e basicamente de Padilha", chamando o ministro de "incompetente" e "desafeto pessoal".
Padilha reagiu discretamente, postando nas redes sociais um vídeo em que Lula elogia a atuação do ministro responsável pela articulação do Executivo com o Congresso. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou que é preciso "buscar as convergências". "Ninguém é perfeito e ninguém é tão mal assim", ponderou.
"Lira tem interesse em derrubar Padilha. Não só ele, Lira e Centrão querem ampliar influência junto à Esplanada, um interesse já antigo. No caso de Padilha, Lira esticou muito a corda. Chamar de incompetente é dos piores adjetivos", comentou Afonso Benites, editor do SBT News em Brasília, no Brasil Agora.
Benites ainda lembrou que no governo passado, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lira tinha "proximidade e trânsito muito maior" junto ao Palácio do Planalto, já que o responsável pela articulação era o hoje senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil.
Por isso, Lula não tem planos de trocar Padilha tão cedo. "Não quer dar espaço de um ministério tão importante para um partido que não seja alinhado unha e carne a ele, muito menos alguém do Centrão. É provável que Lira tente cortar caminho quando tiver que discutir assuntos com o Planalto, que discuta com Rui Costa [ministro da Casa Civil) ou Lula", analisou Benites em conversa com a apresentadora Iasmin Costa.