Grupo Parlamentar Brasil-Israel repudia ataque do Irã e expressa solidariedade a israelenses
Segundo o grupo, o ataque representa "uma clara violação do direito internacional"
Em nota divulgada neste domingo (14), o Grupo Parlamentar Brasil-Israel, que é presidido pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), repudia "veementemente" o ataque do Irã a Israel, ocorrido no sábado (13).
+ Lula alimenta os peixes e joga bola no Palácio da Alvorada neste domingo
Segundo o grupo, o ataque — que envolveu drones e mísseis e veio em retaliação a uma ofensiva de Israel contra o consolidado iraniano em Damasco, na Síria — representa "uma clara violação do direito internacional" e coloca em risco "a segurança e a estabilidade da região".
Os parlamentares expressam solidariedade "inabalável" a Israel e ao povo israelense "neste momento difícil". "O direito de Israel à autodefesa é inalienável e deve ser plenamente respeitado pela comunidade internacional".
Eles ainda dizem ter "compromisso inabalável com a paz e a segurança na região". O grupo parlamentar tem a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos do Brasil e Israel, além de contribuir para a análise, a compreensão, o encaminhamento e a solução de problemas.
Neste domingo também, os líderes do G7, grupo das sete economias mais industrializadas do mundo, condenaram "nos termos mais veementes" o ataque do Irã a Israel e expressaram "total" solidariedade e apoio" a Israel e ao povo israelense.