Uruguaio procurado pela Interpol é preso em Nova Friburgo
Runbinson Rosa Escalante, de 81 anos, foi detido por posse ilegal de arma de fogo e por crimes cometidos durante a década de 70, na ditadura militar uruguaia
A polícia de Nova Friburgo (RJ) prendeu na segunda-feira (18), um homem procurado pela Justiça uruguaia pelo crime de lesão à humanidade.
+Vídeo: Menino leva galinha de estimação para escola em Goiás
Runbinson Rosa Escalante, de 81 anos, foi detido por posse ilegal de arma de fogo e era um dos criminosos investigados por crimes cometidos durante a década de 70, na ditadura militar uruguaia.
Após receberem a informação de que um dos homens mais procurados pela Polícia Uruguaia estaria pelas redondezas, os agentes foram até a localidade de Santiago, no distrito de Lumiar, onde ele morava.
Como o uruguaio não estava em casa, os policiais foram até Conquista, onde o acusado fazia exames médicos. Na local, identificaram o carro, mas ele havia saído minutos antes da chegada dos agentes.
+Ministério Público recorre da decisão da Justiça que isentou vereador por morte após fake news
No entanto, uma equipe da polícia permaneceu no endereço da residência e foi informada, pela outra, no momento em que ele retornava para a casa.
Runbinson foi abordado e explicaram a ele que o seu nome está na lista vermelha da Interpol.
Ao ser questionado sobre o seu passado, ele disse que não tem nada a ver com crimes cometidos no Uruguai e que não sabia que seu nome estava vinculado à lista de procurados pela Interpol.
Foi encontrada na casa dele uma arma de fogo. Ao ser indagado sobre a documentação e a regularidade da arma, Runbinson disse não possuir nenhum registro de posse.
Ele foi conduzido à delegacia por posse ilegal de arma de fogo e todo o trâmite foi feito em parceria com a Interpol e a Polícia Federal.