Mundo

Shutdown entra na 4ª semana e ameaça feriado importante nos Estados Unidos

Medida foi anunciada em 30 de setembro, após falta de consenso entre democratas e republicanos no Congresso sobre o orçamento federal americano

Imagem da noticia Shutdown entra na 4ª semana e ameaça feriado importante nos Estados Unidos
Prédio do Capitólio, a sede do Congresso dos EUA. em Washington D.C. | Foto: Aaron Schwartz/Reuters - 18.10.2025
, ,
Publicidade

A paralisação parcial do governo federal dos Estados Unidos, o shutdown, entrou na quarta semana nesta terça-feira (21). A medida foi anunciada em 30 de setembro, após falta de consenso entre democratas e republicanos no Congresso sobre o orçamento federal americano.

O atual impasse é sobre a renovação do financiamento federal. Enquanto democratas exigem a extensão de subsídios de saúde e a revisão de cortes orçamentários em programas sociais, republicanos defendem a extensão temporária de recursos sem mudanças adicionais.

+Shutdown nos EUA impacta voos, parques e até a Estátua da Liberdade

Com o shutdown, vários serviços públicos considerados "não essenciais" foram interrompidos. Funcionários deixam de trabalhar temporariamente e alguns atendimentos ao público ficam suspensos.

Desde 30 de setembro, o Congresso tentou um acordo 11 vezes, sem sucesso. A última votação ocorreu na segunda-feira (20). O shutdown completa 22 dias nesta terça-feira e já é a terceira maior da história americana.

+Shutdown: saiba quais são as mais longas paralisações do governo dos EUA

Na segunda, o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou à rede de notícias CNBC que o shutdown "deve terminar em algum momento desta semana", agora que cessaram os protestos contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizadas no último final de semana. Apesar disso, não há nada muito concreto em vista.

Há temor de que o shutdown possa impactar as viagens do feriado de Ação de Graças, um dos principais dos EUA, quando dezenas de milhões de americanos viajam para celebrar a data em família. Em 2024, 80 milhões de pessoas viajaram dentro dos Estados Unidos, sendo 6 milhões por avião. Neste ano, a data será em 27 de novembro.

+Após shutdown, embaixada dos EUA no Brasil anuncia suspensão de atualizações em redes sociais

No último final de semana, os aeroportos tiveram 12 mil voos com atrasos e mais de 400 decolagens canceladas. O percentual de voos atrasados atingiu 53%, ante média de 5% em operação normal.

A proposta do governo é aprovar orçamento provisório até 21 de novembro. Para evitar o caos no feriado de Ação de Graças, membros do Partido Republicano defendem um acordo que permita a retomada dos serviços públicos para realizar pagamentos urgentes e a reabertura do governo por mais um mês, enquanto buscam a aprovação de um texto final.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade