Lula declara apoio a Kamala: “Mais seguro para fortalecer a democracia”
Presidente brasileiro falou sobre eleições americanas em entrevista ao canal francês TF1, nesta sexta-feira (1ª)
Gabriella Furquim
Faltando quatro dias para as eleições nos Estados Unidos, Lula (PT) declarou apoio à Kamala Harris. O presidente brasileiro afirmou, em entrevista ao canal francês TF1, nesta sexta-feira (1ª), que a vitória da candidata é mais segura para fortalecer a democracia.
+ Inelegível, Bolsonaro diz que será candidato à presidência em 2026: "Chance só eu tenho”
“Sou amante da democracia. Acho que é o melhor sistema de governo que a sociedade construiu no mundo. Somente uma democracia faz com que um torneiro mecânico chegasse à presidência da República por três vezes. Ela permite aos contrários, os antagônicos, uma disputa civilizada na discussão de ideias, sem violência. Acho que a Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos”, afirmou o presidente brasileiro.
Oficialmente, as eleições nos EUA começam na próxima terça-feira (5). Kamala disputa a presidência com Donald Trump, próximo ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).
Na entrevista, Lula relembrou o ataque ao Capitólio, após Trump perder as eleições para Biden. "Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio. Uma coisa que era impensável de acontecer nos EUA, porque os EUA se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. E esse modelo ruiu", disse.