James Earl Jones, voz de Darth Vader na saga Star Wars, morre aos 93 anos
A informação foi confirmada pelo seu agente Barry McPherson; causa da morte ainda não foi divulgada
Antonio Souza
O ator americano James Earl Jones, conhecido por dar voz vilão Darth Vader na saga "Star Wars", morreu nesta segunda-feira (9), aos 93 anos. A informação foi confirmada pelo seu agente Barry McPherson ao portal Associated Press. A causa da morte ainda não foi divulgada.
- Harvey Weinstein é liberado da prisão para passar por uma cirurgia de emergência após dores no peito
Nascido em 1931, Jones superou uma gagueira profunda na infância e se tornou um dos atores negros mais influentes e respeitados de sua geração. Com uma carreira que se estendeu por mais de seis décadas, ele fez sua estreia na Broadway em 1958, no Cort Theatre — teatro que foi renomeado em sua homenagem como James Earl Jones Theatre em 2022.
Entre os papéis mais marcantes de sua carreira estão a voz de Mufasa no clássico da Disney "O Rei Leão", tanto na animação original de 1994 quanto no remake de 2019, além de reprises em sequências da franquia. Ele também interpretou o vice-diretor da CIA, Vice-Almirante James Greer, nos filmes "A Caçada ao Outubro Vermelho" (1990), "Jogos Patrióticos" (1992) e "Perigo Real e Imediato" (1994), todos da série Jack Ryan.
Sua última aparição no cinema foi em "Coming 2 America", de 2021, onde retornou ao papel de Rei Jaffe Joffer, da comédia "Um Príncipe em Nova York", de 1988.
*Com informações da Associated Press