Ministério da Justiça suspende banho de sol e visitas nas penitenciárias federais após fuga de presos
Medidas valem para quinta (15) e sexta-feira (16) e vêm para aumentar o nível de segurança nos presídios
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou uma portaria que suspende os banhos de sol e as visitas sociais e de advogados nas penitenciárias federais nesta quinta (15) e na sexta-feira (16).
+ O que se sabe sobre a fuga do presídio de segurança máxima em Mossoró (RN)
A portaria ainda suspende as atividades de assistência educacional, laboral e religiosa nos locais, "à exceção dos atendimentos emergenciais realizados pelas respectivas Divisões de Saúde"; e limita o acesso às dependências das vivências, isolamento e inclusão.
Todas as medidas valem para hoje e amanhã. Elas foram adotadas para aumentar o nível de segurança nas penitenciárias federais e considerando a necessidade de esclarecimento dos fatos que resultaram na fuga de dois presos ocorrida na Penitenciária Federal de Mossoró (RN).
+ Saiba quem é o novo interventor nomeado por Lewandowski para o presídio federal no RN
A portaria é assinada pelo diretor substituto do Sistema Penitenciário Federal, José Gomes Faz. Há cinco penitenciárias federais no Brasil: Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Brasília (DF) e Porto Velho (RO).
A perícia na de Mossoró, para identificar como ocorreu a fuga dos detentos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, deve ser concluída nesta sexta-feira (16).
O secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia, está no município para coordenar as ações de recaptura dos fugitivos e disse que isso é prioridade para a pasta.