Buscas em Rio Bonito do Iguaçu são encerradas sem desaparecidos
Passagem de tornado de nível 3 pelo centro-sul do Paraná deixou seis mortos e ao menos 750 feridos no estado


Rafael Porfírio
Sofia Pilagallo
O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas por novas vítimas em Rio Bonito do Iguaçu (PR), município que teve 90% do território devastado pela passagem de um tornado pelo centro-sul do Paraná. As buscas foram encerradas neste sábado (8), por volta das 17h.
O tornado deixou seis mortos, entre eles uma adolescente de 14 anos, e ao menos 750 feridos no estado. Entre os mortos, cinco eram de Rio Bonito do Iguaçu e um era da cidade de Guarapuava. A gestão de Ratinho Jr. (PSD) decretou luto oficial de três dias em memória às vítimas.
+Tornado no Paraná: entenda como surgiu fenômeno que deixou mortos em Rio Bonito do Iguaçu
O fenômeno, considerado nível 3 (em escala que vai até 5), deixou cerca de mil pessoas desalojadas (que precisaram deixar a casa temporariamente) e 28 desabrigadas (que perderam o lar e não têm para onde ir). A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou neste sábado que o governo federal reconheceu de imediato a situação de calamidade pública no Paraná.
Com o reconhecimento, a cidade passa a ter acesso a recursos federais destinados a ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais. A expectativa é que os recursos emergenciais sejam liberados até segunda-feira (10).
"O governo quer juntar forças para ajudar o Paraná, desde a reconstrução mais imediata, alimentação e itens de higiene pessoal, até o planejamento para reconstrução da cidade", disse. "Acredito que lá por segunda-feira já tenhamos adiantado a liberação de recursos, seja para as ações emergenciais, mas também para a reconstrução da cidade."









