Após alerta de ressaca, ciclovia Tim Maia é interditada no Rio de Janeiro
Marinha do Brasil emitiu um aviso para toda a orla da cidade; ondas ficaram acima de 2 metros de altura

SBT News
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou que a ciclovia Tim Maia, no trecho entre o Leblon e a Barra da Tijuca, permanece totalmente interditada nesta terça-feira (16) devido ao aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil.
A ciclovia foi fechada na tarde de segunda-feira (15) após o registro de ondas acima dos dois metros de altura. Segundo a prefeitura, a interdição segue critérios protocolares para garantir a segurança de pedestres, ciclistas e frequentadores da orla.
O aviso alerta que a ressaca pode causar impactos, incluindo alagamentos e avanço das águas sobre a areia e os calçadões. Segundo o comunicado, as ondas podem atingir até três metros de altura.
+ Inmet emite alerta amarelo de tempestades e chuvas intensas em 10 estados; veja quais
Como fica a previsão do tempo no Rio?
Segundo o Alerta Rio, áreas de instabilidade associadas a uma região de baixa pressão no oceano também irão alterar o tempo na cidade.
A previsão é de céu parcialmente nublado nesta terça-feira, com pancadas de chuva a partir do final da tarde, podendo ocorrer raios e rajadas de vento moderado. A temperatura máxima prevista é de 34°C.
Previsão para os próximos dias:
- Quarta e quinta-feira (17 e 18/9): céu nublado, com possibilidade de chuva fraca a qualquer momento. Ventos moderados.
- Sexta e sábado (19 e 20/9): nebulosidade variável, sem previsão de chuva, ventos moderados e temperaturas em elevação.
Recomendações durante o período de ressaca
A população deve seguir as orientações das autoridades, que pedem para:
- Evitar banho de mar e a prática de esportes aquáticos;
- Não permanecer em mirantes ou locais próximos ao mar;
- Seguir orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Pescadores devem evitar navegar;
- Evitar pedalar na ciclovia durante o fenômeno;
- Em caso de acidentes no mar, acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, sem tentar resgatar vítimas por conta própria.