Putin chega a Pequim para participar do Fórum do Cinturão e Rota
Convite foi feito pelo presidente chinês, que deve aprofundar os laços com Moscou
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, desembarcou, nesta 3ª feira (17.out), na China, onde participará do Fórum Cinturão e Rota - evento que visa aumentar o acesso aos mercados internacionais para recriar simbolicamente a antiga Rota da Seda. O líder foi recebido pelo ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, no aeroporto de Pequim.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Esta é a segunda viagem internacional de Putin desde que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra ele pela deportação forçada de crianças na Ucrânia. A ordem, no entanto, vale apenas em países signatários da Corte, o que não é o caso da Rússia, China e do Quirguistão - onde o líder esteve no início do mês.
Ainda hoje, Putin deve se encontrar com o presidente da China, Xi Jinping, com quem debaterá a relação bilateral entre os países e outras questões de interesse, como a guerra na Ucrânia e o conflito entre Israel e o grupo Hamas. Segundo o Kremlin, a visita está programada para durar dois dias, contando com uma série de reuniões bilaterais.
+ Guerra em Israel: Conselho de Segurança da ONU rejeita resolução proposta pela Rússia
A última vez que Putin e Xi se encontraram pessoalmente foi em março deste ano, quando o líder chinês foi até a Rússia. Na ocasião, os líderes trocaram ideias e reforçaram os laços bilaterais. A relação foi reprovada pelo Ocidente, que criticou Pequim por tentar tirar Moscou do isolamento internacional - imposto como uma punição pela invasão na Ucrânia.