EUA transferem 1,1 milhão de munições iranianas apreendidas para Ucrânia
País obteve propriedade dos cartuchos após processo movido pelo Departamento de Justiça
Camila Stucaluc
Os Estados Unidos enviaram à Ucrânia mais de 1,1 milhão de cartuchos de munição iraniana confiscados no Golfo no final do ano passado. A transferência ocorreu após um processo de confisco civil movido pelo Departamento de Justiça norte-americano, que obteve, em julho deste ano, a propriedade das munições apreendidas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo Washington, os cartuchos foram confiscados pelas forças navais do Comando Central dos Estados Unidos em 9 de dezembro de 2022. As munições estavam sendo transferidas do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã para o movimento houthis, no Iêmen, violando um embargo do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
"Com esta transferência de armas, as ações de confisco do Departamento de Justiça contra um regime autoritário estão agora apoiando diretamente a luta do povo ucraniano contra outro regime autoritário. Continuaremos a usar todas as autoridades legais à nossa disposição para apoiar a Ucrânia em sua luta pela liberdade, democracia e Estado de Direito", disse o procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland.
+ Ucrânia planeja construir escola subterrânea para proteger alunos de bombardeios
O envio das munições iranianas à Ucrânia acontece em meio ao aumento da ofensiva russa no país. Na última semana, o presidente norte-americano Joe Biden voltou a pressionar os republicanos na Câmara para aprovar os projetos que fornecem mais ajuda a Kiev. O último pacote monetário de Washington ao governo ucraniano foi anunciado em setembro, no valor de US$ 325 milhões.