59 milhões de brasileiros planejam viajar a lazer no verão, aponta Ministério do Turismo
Pesquisa mostra que o turismo deve movimentar R$ 148,3 bilhões entre dezembro e fevereiro
Guilherme Resck
Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo e a empresa Nexus mostra que 35% dos brasileiros planejam viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. O percentual corresponde a 59 milhões de indivíduos. Em 97% dos casos, a pessoa vai viajar para um destino no Brasil, e em apenas 4%, para um local no exterior.
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Entre os que viajarão dentro do Brasil, 16% vão para a Bahia, 15%, para São Paulo, e 14%, para o Rio de Janeiro. Esses são os estados mais procurados.
A Nexus fez 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nos 26 Estados e no Distrito Federal, entre 14 e 28 de outubro de 2024. A margem de erro do total da amostra é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Aqueles que disseram que não vão viajar a lazer entre dezembro e fevereiro são 59% do total de entrevistados, e os que não sabem ou não responderam são 7%. Entre os que disseram que vão viajar, 54% falaram que sol e praia é o principal atrativo do destino turístico escolhido. Em relação à duração da viagem, 67% informaram que vai durar até dez dias.
Ainda de acordo com a pesquisa, o turismo deve movimentar R$ 148,3 bilhões entre dezembro e fevereiro, considerando o gasto médio de R$ 2.514,00 declarado pelos entrevistados. O valor representa um crescimento de 34% em relação ao verão anterior; no período, a média de gasto foi de R$ 1.877,00.
A pesquisa buscou saber também quais os principais motivos para a pessoa que não vai viajar a lazer tomar essa decisão; não possuir condições financeiras foi citado por 44% dos indivíduos.
"O turismo brasileiro vive um momento de quebra de recordes e bons resultados para o setor e a temporada de verão será decisiva para um 2025 ainda melhor", disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
"A pesquisa contribui para entender quais destinos devem receber mais turistas na alta temporada e também nos auxiliam a direcionar as políticas públicas de maneira assertiva, a partir da melhoria da infraestrutura turística local, da qualificação profissional e promoção dos destinos, entre outros", complementou.