Publicidade
Turismo

Descubra San Marino, um dos países mais antigos do mundo

Conheça as curiosidades desse pequeno país que fica no meio do território italiano

Imagem da noticia Descubra San Marino, um dos países mais antigos do mundo
Pôr do sol fotografado de dentro de um restaurante em San Marino
• Atualizado em
Publicidade

San Marino é do tamanho de uma pequena cidade brasileira. Tem 34 mil habitantes. Mas é um país. Aliás, é a República mais antiga do planeta. Tem suas próprias leis, suas regras e sua governança. Num único dia é possível caminhar por suas ruas estreitas, fazer compras e admirar a vista deslumbrante do alto do Monte Titano, onde a comunidade de San Marino foi criada em 301 d.C. É um país murado, com casas, igrejas e museus antigos que se apertam por muitas ladeiras.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Quem foi San Marino?

Diz a lenda que San Marino foi um artesão com muita habilidade na lapidação de pedras. Teria sido convocado a criar uma comunidade no alto do Monte Titano a 749 metros de altitude, vencendo os desafios de uma gigantesca muralha. E assim fez. Ao construir a comunidade, desafiou as leis religiosas da época e defendeu que ali haveria regras próprias, com liberdade para os moradores. Até hoje San Marino empunha o lema da terra da liberdade. No De Malas Prontas dessa semana vamos levar você até esse minúsculo país.
 
O mais belo pôr do sol

Do alto de San Marino é possível avistar um imenso e verde vale, na região nordeste da Itália, próximo às províncias da Emília Romagna e Marche. De lá também é garantida uma imagem deslumbrante do pôr do sol. É comum nos finais da tarde os turistas se aglomerarem nos bares, restaurantes e muretas das praças centrais de San Marino. Dali o sol produz um longo espetáculo ao cair da tarde porque demora a desaparecer da vista de quem está muito acima da linha do horizonte.

A reportagem, que você pode acompanhar no canal do SBT News no YouTube, foi produzida durante uma pedalada de ciclistas brasileiros. Chegar a San Marino de bike exige muito esforço dos ciclo turistas. A subida até o alto do monte Titano tem 12 km.

Uma opção de jantar interessante é num restaurante, com imensas janelas de vidro, de onde se avista o pôr do sol,  com um crepúsculo que vai das cinco da tarde às sete da noite.

Automobilismo

A Itália é o país dos grandes fabricantes de automóveis. San Marino, um enclave em território italiano, também se identifica com o automobilismo. Tanto que empresta seu nome ao GP de fórmula um. O prêmio tem o nome desse minúsculo país, mas as competições são disputadas no circuito de Ímola, na Itália.

Durante nossa pedalada na Europa visitamos também o Autódromo de Misano e tivemos o privilégio de assistir aos treinos super velozes dos pilotos.

Para ver a reportagem acesse agora o SBT News no YouTube e boa diversão.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade