Publicidade
Turismo

Exposição "Ramsés e o Ouro dos Faraós" traz o sarcófago do grande rei do Egito

França é o único país a exibir o sarcófago de Ramsés II; múmia do faraó passou por tratamento em Paris em 1976

Imagem da noticia Exposição "Ramsés e o Ouro dos Faraós"  traz o sarcófago do grande rei do Egito
Egito
• Atualizado em
Publicidade

Rei do Egito, o faraó era considerado um Deus vivo. É o que mostra a exposição "Ramsés e o Ouro dos Faraós", em cartaz em Paris de abril a setembro deste ano. A mostra, que está passando por dez cidades do mundo, desembarcou no Parque de Exposições de La Villete, na capital francesa, a única cidade europeia no roteiro. E é, também, a única a exibir o sarcófago do faraó Ramsés II, conhecido como o Grande.

O empréstimo raro é um agradecimento do Cairo para a França, já que a múmia do faraó Ramsés II foi enviada a Paris, em 1976, para ser tratada. O corpo embalsamado se deteriorava, e os cientistas franceses conseguiram curá-lo do mofo, fungos e bactérias. À época, o sarcófago do faraó foi recebido com honras de chefe de Estado. Mais de quatro décadas depois, em sinal de reconhecimento, a França é o único país a expô-lo, numa exposição que faz brilhar o tesouro de Ramsés II no mundo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Desta vez, o sarcófago veio vazio, já que as múmias dos antigos monarcas não podem mais deixar o Egito. A peça em madeira de cedro tem a figura do faraó representado com os braços cruzados, segurando o cetro e um chicote. Ramsés exibe uma barba postiça e tem uma cobra que o protege na cabeça. Tesouro nacional do país africano, ele é o grande destaque da exposição que conta sobre o reinado e a fama que o monarca deixou para a posteridade. Um dos maiores construtores da antiga civilização, poucos deixaram o seu nome como Ramsés no Vale do Rio Nilo.

O acervo reúne 181 objetos originais que testemunharam o reinado do faraó. Entre as obras de arte estão estátuas, sarcófagos, máscaras reais, amuletos, múmias de animais e joias suntuosas, incluindo um colar de ouro e contas brutas datado de 1550 a.C.

O visitante também poderá se imaginar no famoso templo de Abu Simbel, por meio da tecnologia de realidade virtual e uma cenografia de tirar o fôlego. O Grande Halle de La Villette fica no número 211, da avenida Jean Jaurès, em Paris.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade