Publicidade
Turismo

Cataratas do Iguaçu ou Niágara Falls: pra onde ir?

De Malas Prontas destaca as mais famosas quedas d'água do mundo e quer saber qual a sua preferida

Imagem da noticia Cataratas do Iguaçu ou Niágara Falls: pra onde ir?
Cataratas do Iguaçu ou Niágara Falls
• Atualizado em
Publicidade

A força da correnteza dos Rios e a formação das cacheiras provocam um misto de admiração e medo. Talvez essa seja a fórmula do encantamento que as cataratas causam no ser humano. É um espetáculo da natureza indescritível para quem está perto da queda d'água, sentindo no rosto a nuvem de água fina e ouvindo o barulho ensurdecedor do encontro das águas.

É de tirar o fôlego. Os repórteres do De Malas Prontas visitaram as cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, e Niágara Falls, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. 

Niágara Falls - as cataratas dos filmes e desenhos animados

A queda d'água é da altura de um prédio com quase vinte andares, num ângulo de 90 graus. São ao todo agrupamentos de grandes cataratas localizadas no rio Niágara, no leste da América do Norte, entre os lagos Erie e Ontário. A maior delas tem formato de Ferradura e fica no lado canadense da fronteira. 

Conhecida por ser cenário de filmes e desenhos de sucesso, no cinema e na TV, Niágara Falls é um dos destinos mais procurados do Hemisfério norte e quem nos leva nessa viagem é o estreante do De Malas Prontas, o jornalista Flávio Pessoa.

Quem visita às cataratas pode se aproximar das quedas d'água em passeios de barco disponíveis para os turistas. Mas a atração mais concorrida é a Journey Behind the Falls, uma plataforma de observação com uma série de túneis que levam perto das quedas d'água.  Os túneis e a plataforma podem ser acessados por elevadores a partir da entrada no nível da rua e o passeio não é guiado.

Quem estiver programando uma visita às cataratas deve estar atento. Tanto no lado canadense, quanto no lado americano, as cidades têm o mesmo nome, ambas se chamam Niágara. 

Cataratas do Iguaçu e a vazão recorde

As cataratas do Iguaçu atingiram em outubro a vazão de 16 milhões de litros d'água por segundo, 11 vezes acima do normal. Um momento histórico registrado pela Cláudia Romero para o De Malas Prontas. Um espetáculo incrível que incrementou ainda mais o turismo na Região.

As cataratas do Iguaçu já são um dos principais destinos turísticos do Brasil, de janeiro até agora mais de 1 milhão de pessoas já passaram visitaram o local. Turistas de 142 países que ajudaram a recuperar em 70% o movimento médio registrado em 2019, período anterior à pandemia e que alcançou a maior visitação da história, quando superou a marca de dois milhões de turistas.  

Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial cataratasdoiguacu.com.br/ingressos com escolha do dia e horário para o passeio. O horário de visitação é de 9h às 16h. Os ingressos custam R$ 63,00 para brasileiros.

Já o Parque das Aves é a segunda atração mais visitada de Foz do Iguaçu e é a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica. São 1300 aves de 130 espécies, sendo 50% provenientes de apreensões do tráfico animal ou que sofreram maus tratos. O parque funciona de terça a domingo. Os ingressos custam R$ 70,00 e crianças até oito anos não pagam.

Praia de Castelhanos em Ilhabela

O roteiro do De Malas Prontas dessa semana inclui ainda uma parada na praia de Castelhanos, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. O passeio é um dos mais recomendados para quem visita à Ilha, sendo um dos destinos mais procurados do litoral paulista na temporada primavera-verão.  

Castelhanos é conhecida por abrigar uma tradicional comunidade caiçara onde os moradores oferecem casas e quartos aos visitantes que desejam viver essa experiência de dormir em um lugar paradisíaco sem energia elétrica e sinal de celular. Um passeio para quem gosta de aventura e contato com a natureza.

Museus de graça em Londres

A capital do Reino Unido ainda vive o impacto da morte da Rainha Elisabeth II e da coroação de seu filho, o Rei Charles, numa cerimônia tradicional que gerações de britânicos só tinha acompanhado pelas imagens de arquivo em preto e branco ou nos livros de história.

Londres como um todo parece ter saído das páginas de um livro antigo, amarelado pelo tempo. Os tesouros arquitetônicos dos seus imponentes castelos e construções famosas como o Parlamento Britânico e o seu Big Ben, a catedral de St. Paul ou a London Bridge. 

Mas são nos seus importantes museus que essa história é contada em toda a sua plenitude. O British Museum e o Museu de História Natural são passeios obrigatórios para quem visita à cidade. Numa viagem pelo tempo, desde os primórdios da humanidade até a época em que o poderoso império britânico se impunha no mundo. A Renata Cordeiro visitou os dois museus e mostra como conhecer esses dois pontos turísticos sem gastar nada. 

Faça essa viagem com a gente. Qual destino você quer ver aqui no De Malas Prontas e qual das duas cataratas que mostramos no programa você gostaria de visitar: Niágara Falls ou Cataratas do Iguaçu?

Assista ao programa De Malas Prontas:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade