Publicidade
Turismo

Biblioteca Nacional faz 212 anos como marco cultural do Brasil

São dois séculos de histórias contadas nas páginas de livros, manuscritos, revistas e jornais

Imagem da noticia Biblioteca Nacional faz 212 anos como marco cultural do Brasil
biblioteca nacional
• Atualizado em
Publicidade

O De Malas Prontas dessa semana é especial. Nossos colaboradores fazem uma viagem cultural pela primeira biblioteca brasileira e visita museus no Brasil e no mundo para contar a história com lápis e pincéis. Da linguagem expressa na literatura e nos periódicos aos traços de grandes mestres da pintura. Embarque nessa viagem cultural junto com a gente.

Biblioteca Nacional: O Brasil nas páginas literárias   

Quando Dom João VI fundou a Biblioteca Nacional, ela contava com um acervo que incluía 60 mil livros, manuscritos e moedas que foram salvas do grande terremoto que devastou Lisboa em meados do século XVIII. 

As peças ficaram retidas no porto quando a Família Real fugiu das tropas de Napoleão para o Brasil e, quando finalmente foram desencaixotadas, deram início a um crescimento que a tornou uma das 10 maiores do mundo.

Em 29 de outubro de 1910, foi inaugurado o prédio onde até hoje a biblioteca está instalada. Uma joia arquitetônica no coração do Rio de Janeiro, na área da Cinelândia, que foi projetada para ser uma versão brasileira da Champs Élysées, em Paris.

Hoje, a Biblioteca Nacional conta com 12 milhões de livros, parte comprada em leilões internacionais, doações, mas principalmente, por causa da lei do depósito legal, que obriga as editoras brasileiras a doarem um exemplar de todo livro publicado no Brasil.

A visitação ao prédio da Biblioteca Nacional é gratuita, e guias fazem tours de hora em hora para contar em detalhes a história da biblioteca e suas curiosidades. A consulta aos livros pode ser agendada pela internet e com hora marcada, para que o atendimento seja o mais ágil possível.

Museu Catavento: um lugar onde se aprende com diversão

Já são 13 anos de sucesso. Desde a fundação em 2009, o museu Catavento aproxima crianças, jovens e adultos do universo científico. Tudo é curiosidade em diversão nos corredores do museu. Prepare-se para ficar de cabelo em pé com a magia do conhecimento. 

Na visita ao museu, há muita interação com os objetos expostos e a preocupação em explicar os fenômenos físicos de uma maneira simples e didática. Do átomo ao maior planeta do universo, nas galáxias mais distantes. Do menor dos insetos aos animais gigantes que habitaram a terra. Tudo é curiosidade e diversão nesse passeio imperdível.

A Cláudia Romero visitou o Catavento com os filhos, e mostra como a família se divertiu nesse passeio. Cerca de 6 milhões de visitantes já conheceram o museu, o que torna um dos lugares mais movimentados da capital paulista.  Grupos podem agendar a visita pela internet e os ingressos custam de R$7,50 a R$18.

Louvre: o museu mais visitado do mundo

Localizado no fim da grande avenida da Champs Élysées, no lado oposto do Arco do Triunfo, surge um palácio imponente em que uma grande pirâmide de vidro se destaca na paisagem. O Museu do Louve abriga um pouco da arte produzida pela humanidade ao longo da história.

É nesse museu que está, por exemplo, o quadro mais famoso do mundo, a Monalisa, obra imortal de Leonardo da Vinci e de longe a peça mais visitada do museu. Mas, não é só isso. Algumas obras marcantes da história da arte podem ser encontradas no museu, como a célebre Jangada da Medusa, de Géricault, ou a Vênus de Milo, a escultura sem braço que representa a deusa Vênus ou Afrodite para os gregos. 

Na área do antigo Egito, é possível encontrar uma múmia bem conservada e assustadora. Quem nos guia nesse passeio incrível pela história é a Ana Paula Cardoso. Ela desvenda o museu que recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano.

Salvador Dalí: Uma história surreal

O mestre do surrealismo construiu o próprio museu para abrigar boa parte das suas obras. No museu construído numa pequena cidade da Costa Brava, na Espanha, estão cerca de 1.500 pessoas de Salvador Dalí.    

Adriana Levis nos mostra a fantasia em forma de arte que surpreendeu a todos e fez de Dalí um gênio reconhecido em todo o mundo. O museu está na pequena cidadezinha que ele escolheu viver. Um lugar que parece ter saído das telas ou absorvido por elas. É mais uma viagem fantástica que o De Malas Prontas dessa semana separou para você.

Futebol também tem história

Nossa viagem termina com uma homenagem aos amantes do futebol. Renata Cordeiro viaja até o Estádio da Luz, em Lisboa, para contar a história do time mais querido de Portugal. O museu do Benfica traz troféus, medalhas e ídolos que ajudaram a escrever as páginas gloriosas dos "encarnados", como são chamados pelos torcedores.

Na galeria de honra se destacam os 37 títulos portugueses e as 2 conquistas da Champions League. Os ídolos do clube ganharam reconhecimento internacional como o artilheiro Eusébio, astro que brilhou por Portugal na copa de 1966, na Inglaterra.

Não perca o De Malas Prontas e mergulhe com a gente na história! O vídeo estreia nesta 6ª feira às 10h:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade