Música em Ilhabela: programação movimenta a vida noturna
Veja como aproveitar as atrações culturais num calendário de eventos sob medida para os turistas
Mirella Bergamo
Quem visita um dos destinos turísticos mais movimentados do litoral paulista pode ter certeza que encontrará muito mais lazer além das praias e dos passeios no mar. Ilhabela tem uma extensa programação cultural e um roteiro que inclui ótima gastronomia, trilhas na mata e música de qualidade que marcará a trilha sonora da sua viagem.
Festivais de música no centro histórico
O centro histórico de Ilhabela sedia todo mês um festival de música com ritmos diferentes. Nesse primeiro fim de semana de outubro, o Centro Cultural da Vila promove o evento "Flashback Ilhabela Festival", com músicos que marcaram os anos 70 e 80, como Maurício Gasperini, João Suplicy, Oswaldo Montenegro e bandas locais.
Os shows acontecem entre 19h e 23h e sempre são gratuitos. Segundo a Prefeitura de Ilhabela, a ideia é promover o turismo na cidade mesmo na baixa temporada, oferecendo, gratuitamente, música de excelente qualidade. Além das atrações musicais, o Centro Cultural oferece uma ampla área com mesas com serviço de bar e restaurante.
Instituto Baía dos Vermelhos
O Instituto Baía Dos Vermelhos é um parque cultural com uma área de 150 mil metros quadrados no meio de uma floresta de Mata Atlântica com vista para o mar. O espaço tem dois teatros, um clube de jazz, espaço para exposição e restaurantes. Toda a arquitetura preservou a mata local, proporcionando um ambiente inusitado com pedras e árvores no meio da plateia.
Há cerca de 20 minutos do centro da cidade, o Instituto foi criado pelo advogado Samuel Mac Dowell, um apreciador da arte e da boa música. Segundo ele, a ideia é ampliar ainda mais o parque para que se torne uma vila cultural com atrações artísticas e ensino de arte gratuito.
O Instituto existe desde 2015 e é famoso pelos Festivais de Música Clássica e Popular, mas a partir desse mês, passa a receber, mensalmente, artistas consagrados, além de tornar o Clube de Jazz uma atração permanente.
A abertura da nova fase da Baía dos Vermelhos foi com o show de Maria Rita, enteada de Samuel na infância, quando ele era namorado de Elis Regina.
Para o mês de outubro, a atração agendada é a sambista Fabiana Cozza e na sequência, em novembro, Ney Matogrosso.
Para conhecer os detalhes dessas atrações, assista o vídeo da semana que estreia nesta 6ª feira às 20h30: