Os sabores de Lisboa: uma visita às quintas portuguesas
Vamos conhecer o cultivo e a produção dos vinhos que acompanham a bacalhoada
Renata Cordeiro
De norte a sul de Portugal são muitas as Quintas e adegas que oferecem uma experiência única ao turista: fazer a colheita, pisar a uva e saborear a tradição portuguesa! O De Malas Prontas mostra a produção de vinho perto de Lisboa. Conheça as uvas típicas da região e as características e sabores que agradam os paladares mais refinados. Atualmente são 33 Denominações de Origem Controlada e 8 indicações geográficas em todo o território.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
História do vinho em Portugal
Acredita-se que 2000 anos a.C o vinho já era produzido na região do Tejo e do Sado no que hoje é Portugal. Com a vinda de outros povos como fenícios, gregos e celtas outras variedades de uvas foram trazidas. Os romanos acrescentaram novas técnicas e aperfeiçoamento do cultivo nos Séculos VI e VII. Com o crescimento do Cristianismo, o vinho tornou-se indispensável para o ato sagrado da comunhão.
Mesmo depois da invasão moura o vinho aparece no séc. XII como principal produto de exportação de Portugal. Depois da Reconquista do território em 1249, ordens religiosas, como os Templários, se tornaram grandes produtores rurais e cultivaram as uvas para produção desse líquido tão sagrado. Com as navegações, Portugal levou seu vinho à Índia e outros países do Oriente ganhando nessa longa jornada, conhecimento e qualidade para esse produto tão nobre.
São mais de 150 castas de vinhas consideradas nativas. A Touriga Nacional, usada em diversas combinações e tradicionalmente no Vinho do Porto, até à Castelão, Fernão Pires, Trincadeira e Antão Vaz. Destaque ainda para o verdadeiro e único Vinho Verde que tem se destacado internacionalmente por ser um vinho branco, só produzido em Portugal, com uma frescura e leveza singular. Para saber mais sobre os sabores que atraem turistas e consumidores do mundo todo, acesse agora a playlist do De Malas Prontas.
O vídeo estreia neste sábado (10.set) às 20h30: