Paris: conheça o bairro silencioso e acolhedor no meio da metrópole
Em La Butte-aux-Cailles as ruas vazias revelam um pouco da rica arte urbana parisiense
Ana Paula Cardoso
A Cidade Luz ainda guarda alguns de seus recantos sem fazer muito alarde. No De Malas Prontas você vai conhecer um desses recantos da cidade que ainda não é muito conhecido por quem não mora por lá. Ana Paula Cardoso visitou La Butte-Aux-Cailles, numa região bucólica da capital francesa em que arte e paz convivem em harmonia.
Bairro preservado
Assim como o bairro de Montmartre, que já mostramos no De Malas Prontas, originalmente Butte-aux-Cailles não pertencia a Paris. Somente em 1860 o bairro, até hoje ainda pouco conhecido dos turistas, foi anexado à capital francesa.
La Butte-aux-Cailles leva esse nome por causa do proprietário das terras que ficavam nessa região, que hoje fazem parte do 13º bairro de Paris. Andar pelas ruas cheias de prédios baixos, e até de inacreditáveis casinhas preservadas pelo tempo, é um delicioso roteiro parisiense. No plano de renovação da arquitetura da cidade, realizado pelo Barão de Hausmann no século XIX, o casario local não foi mexido, mantendo as características do século XIX.
Street art em Paris
Esse certo "desprezo" das autoridades responsáveis pela reurbanização de Paris acabou por fazer um bem danado ao local. La Butte-aux-Cailles é hoje, junto com o Marais, um dos poucos locais onde ainda se encontra a velha arquitetura antes da "bota abaixo" do século dezenove.
Buttes-aux-Cailles é também um bairro parisiense muito conhecido pela arte urbana. Neste distrito os grafites estão por todos os lados! Clique no vídeo para viajar com o De Malas Prontas.