Piscinão dos alpes: neve derrete e forma lago na França
O degelo fez surgir ainda uma cachoeira de 90 metros de altura
Ana Paula Cardoso
O De Malas Prontas mostra como o calor do verão mudou a paisagem de um dos cartões-postais da Europa. A neve derreteu na cadeia de montanhas mais importante do continente e revelou um lugar cheio de trilhas e opções de lazer entre as árvores da região. O degelo formou rios caudalosos, piscinas naturais que lotam de banhistas e até uma cachoeira com uma queda d'água de 90 metros de altura.
Tem alpes na França?
No Brasil costumamos associar o nome "alpes" a um único país: Suíça. O que talvez pouca gente se dê conta é que a região alpina cobre a França, Suíça e Itália. O De Malas Prontas vai se concentrar na região do Vale de Maurienne, no lado francês dos Alpes. Esse ponto turístico, localizado no distrito de Savoie, faz valer a pena sair de Paris. O vale estende-se por 120 km além da fronteira com a Itália. A região é repleta de montanhas, monumentos históricos e espaços naturais fabulosos.
O que fazer nos alpes franceses no verão?
Sai o ski, entra o arvorismo. Não tem snowboard, mas tem trilhas em montanhas de mais de 2 mil metros de altura. Tem tirolesa de 650 metros de distância a 160 metros de altura do solo ligando montanhas, parece imperdível? Então, imagina se o percurso ainda tem pinheiros e um belo vale com um rio azul passando por baixo de uma ponte chamada Ponte do Diabo.
Como chegar ao Vale de Maurienne
Partindo da capital francesa são 650 km de uma distância que pode ser percorrida de carro ou trem. De qualquer maneira, uma viagem por um cenário paradisíaco e que vale à pena botar no roteiro da viagem para a França.
O vídeo mostra ainda como aproveitar as estações de ski que são adaptadas para receber os visitantes no verão. O vídeo estreia neste sábado (13.ago) às 10h: