Descubra os encantos da Veneza do Norte
Norton Reveno visita a Holanda, famosa por seus museus e agitada vida noturna
Norton Reveno
Amsterdã é conhecida como Veneza do norte, por causa dos 100 quilômetros de canais que cortam a cidade, a maioria navegável, interligando 90 ilhas com 1500 pontes. A cidade fica dois metros abaixo do nível do mar e os canais são tão inseridos na vida dos moradores que servem até de endereço para centenas de pessoas que vivem em casas flutuantes. É possível percorrer os canais de barco, a partir de 15 euros variando de acordo com o tempo do passeio. As lojas e bares na beira dos canais atraem consumidores do mundo todo e incluem lojas que vendem cannabis e as famosas lanternas vermelhas onde mulheres seminuas ficam expostas nas vitrines.
Amsterdã é bem servida de transporte público, os ônibus elétricos percorrem todas as regiões da cidade e é um passeio imperdível para quem quer conhecer a alma da cidade. A capital holandesa é famosa também por suas ciclovias, elas cortam a cidade em todas as direções e o turista pode alugar as bicicletas e sair pedalando pelas ruas, onde os ciclistas são respeitados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Parques e jardins se espalham por todos os lados, um dos mais conhecidos é o Jardim das Tulipas, um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade e reaberto ao público no fim de março, após ficar dois anos fechado devido à pandemia. As tulipas são abundantes na Holanda e o jardim é muito visitado durante a temporada de primavera-verão.
Por entre as flores, surgem os moinhos de vento tão comuns na paisagem holandesa. O parque tem uma boa infraestrutura com restaurantes e serviços e fica a cerca de uma hora do Centro de Amsterdã. O ingresso custa 18 euros, com meia entrada para criança.
Quem gosta de visitar museus e conhecer a cultura da cidade por onde passa, vai adorar Amsterdã. São vários museus para todos os gostos. O mais famoso deles é uma homenagem ao consagrado artista holandês e um dos pintores mais famosos do mundo: Vincent Van Gogh. No museu, estão algumas das obras mais conhecidas do pintor que morreu na miséria e que hoje tem seus quadros entre os mais valiosos do mundo. Outro museu muito visitado é o da cerveja, onde surgiu uma das marcas mais consumidas no mundo.
Norton Reveno é especialista em milhas e no De Malas Prontas vai mostrar os lugares para onde vai utilizando os pontos acumulados nos cartões de crédito e nos programas de milhagem das companhias aéreas. Fique atento às dicas de viagem e vamos juntos conhecer novos destinos e viver novas aventuras.