Os saborosos vinhos orgânicos de Gramona
Um passeio pelos vinhedos de cultivo biodinâmico e ecológico perto de Barcelona
Adriana Levis
Gramona é uma região da Catalunha conhecida pelo uso de técnicas sustentáveis nos vinhedos e adegas. Um lugar onde tratores foram substituídos por cavalos. Há vinhos que levam 25 anos até ficarem ficarem prontos para consumo. A 60 quilômetros de Barcelona, na região do Penedès, entre o Mar Mediterrâneo e a montanha de Monserrat, é conhecida por ser uma das principais produtoras de vinho da Espanha.
A vinícola de Gramona é uma empresa familiar que promove o enoturismo, uma experiência turística para conhecer as vinhas e a degustação. Conhecida por ser uma das mais antigas da cidade, a vinícola de Gramona oferece diferentes tipos de tours -- seja o turista amante ou não de vinho.
Durante o passeio é possível ver bem de perto os vinhedos de cultivo biodinâmico e ecológico. São 70 hectares de terra que produzem 1 milhão e 400 mil garrafas por ano. As técnicas sustentáveis nos vinhedos e adegas estão se tornando uma prática maior a cada ano pelos produtores de vinho. Elas são impulsionadas pelos movimentos em prol de vinhos orgânicos. A mudança no modelo de produção ganhou força no século XXI para combater o uso indiscriminado de agrotóxicos e seus malefícios à saúde. A Espanha é conhecida por ser a terceira maior produtora de vinhos do mundo e também onde muitas vinícolas seguem essa tendência.
Adriana Levis fez o passeio completo por Gramona. A visita terminou com uma degustação maravilhosa de vinhos e espumantes, onde não faltou nem mesmo o espumante carro chefe da casa: o Cordoniu, famoso no mundo inteiro.
Se você quer participar dessa experiência de sabores e paladares não deixe de assistir o vídeo completo: