Conheça o que há de melhor no bairro judeu de Paris
Um tour pelo legado da comunidade judaica na Cidade Luz, que inclui cultura, história e boa comida!

SBT News
O bairro do Marais, em Paris, não cansa de surpreender! É por isso que a Ana Paula Cardoso não quer mais sair de lá! Nem a gente. Depois de um episódio mostrando a diversidade do bairro, que é a "cara de Paris", a Ana Paula foi fazer uma pausa para comer bem e barato no "Marché des Enfants Rouges", um mercado do século XVII, o mais antigo da Cidade Luz. Agora é a vez do Crônicas de Paris encerrar o tour pelo Marais, mostrando a influência do povo judeu no bairro.
A presença judaica na França tem registros desde o século V, quando fugindo das guerras da Judéia, se instalaram em terras gaulesas ? onde mais tarde nasceria a França. No século XIV, os judeus foram perseguidos pela inquisição católica e só conseguiram o reconhecimento como religião de prática legal na França no século XIX. No museu de Arte e História Judaica é possível compreender um pouco mais desta cultura e saber os motivos da chegada de boa parte dos judeus a Paris, principalmente entre as duas Grandes Guerras Mundiais
Além de se surpreender com as informações de como a história da França se cruza com a do povo judeu, você vai descobrir a livraria especializada na literatura e em livros religiosos. Lá é possível encontrar edições em francês do bestseller mundial "O Diário de Anne Frank", com belas ilustrações. Prepare-se para anotar os endereços ideais para acompanhar os traços da cultura judaica na capital francesa.
No passeio vamos descobrir também o sanduíche de maior sucesso de Paris! Feito com um bolinho à base de grão-de-bico, uma marca registrada da culinária judaica. A filas para comprar o sanduíche são imensas. Será que vale a pena entrar na fila para provar o sanduíche? Veja essa e outras dicas imperdíveis deste passeio pelo recanto judeu do Marais!