Uma viagem no tempo: qual era a sua brincadeira preferida na infância?
O De Malas Prontas visita um museu de brinquedo e ativa a memória dos carnavais antes da pandemia
SBT News
O De Malas Prontas dessa semana, que estreia nesta 6ª feira (4.mar), faz uma viagem no tempo, passeia pela infância do século passado e saboreia guloseimas e chocolates. Em Santa Catarina, vamos conhecer a cidade que abriga um museu de brinquedos que ativa a memória mais lúdica das nossas vidas. O programa relembra ainda os carnavais antes da pandemia. Numa visita ao bairro da Liberdade, em São Paulo, o programa revela os personagens dos quadrinhos que ganham as ruas da maior metrópole do país. E na terceira reportagem sobre o bairro do Marais, em Paris, a história dos judeus que ajudaram a erguer o bairro no meio de um pântano.
Pomerode uma viagem no tempo
Ir à cidade mais alemã do Brasil é muito mais do que ver de perto a cultura de um povo que atravessou o atlântico para se abrigar na serra catarinense. É fazer uma viagem até os melhores momentos da infância numa terra que oferece atrações imperdíveis para toda a família.
A Claudia Romero fez o passeio e revela lugares surpreendentes que vai agradar toda a família. Vamos dar uma parada no vale encantado dos Dinossauros, saborear os doces e tortas de uma das maiores confeitarias do país, visitar uma fábrica de chocolate de dar água na boca e pra terminar o passeio pela serra, vamos conhecer um museu de brinquedos com 3 mil peças que chegam a ter mais de cem anos. Ative sua memória, volte a infância e diga com quais dos brinquedos você se identifica.
Liberdade: o bairro oriental de São Paulo
Quem tiver disposição para encarar as ruas lotadas do tradicional bairro de São Paulo vai encontrar os traços mais marcantes da cultura oriental. Os personagens dos quadrinhos ganham vida com os cosplays e a procura por animes e mangás congestionam os corredores das pequenas galerias que se espalham pelo bairro. Com perdão do trocadilho, na Liberdade, você é livre pra ser o personagem que quiser.
Nas lojas de roupas, além das camisetas do super-herói preferido podem ser encontrados a vestimentas tradicionais de gueixas e samurais. As bancas de produtos eletrônicos oferecem desde equipamentos sofisticados aos mais típicos produtos chineses e coreanos. Tem também a arte oriental com esculturas de deuses e tantos outros símbolos milenares.
Não deixe de visitar os restaurantes de comidas típicas e a feirinha do fim de semana onde todo preço é negociável. Use máscara porque a aglomeração tem sido inevitável.
Antigos carnavais
E se a Pandemia criou o "não-carnaval", temos que puxar da memória para lembrar dos melhores momentos da festa. As colaboradoras do De Malas Prontas reviraram o baú da folia para resgatar momentos inesquecíveis de antigos carnavais. Nossas carnavalescas não decepcionaram e mostraram o samba no pé que faltou mais uma vez nas ruas das grandes cidades brasileiras.
Marrais: o bairro de Paris construído pelos judeus
Quando os primeiros moradores do Marrais ergueram as construções sobre o terreno alagado pelo Rio Sena, não imaginaram que o bairro se tornaria um dos mais queridos dos parisienses e um dos mais visitados pelos turistas. No Marrais estão alguns dos prédios mais importantes da capital francesa e o lugar é famoso pela diversidade e também pela gastronomia.
Na terceira reportagem de Ana Paula Cardoso sobre o Marrais, vamos conhecer a influência da cultura judaica na formação do bairro e na sua culinária. Um roteiro de dar água na boca e saciar a sede de cultura.
Venha viajar com a gente, acesse o De Malas Prontas e divirta-se!