Praia do Forte: o sotaque mineiro no litoral do Rio
A praia mais movimentada da Região dos Lagos é um dos destinos de quem sai de Minas para encontrar o mar

SBT News
Cabo Frio é referência de turismo na Região dos Lagos. A cidade com mais de 230 mil habitantes vê a população triplicar na alta temporada. A maior parte desses turistas vem das estradas de Minas Gerais e chega a percorrer mais de 500 quilômetros para curtir esse trecho do litoral brasileiro.
Os mineiros tomam conta de Cabo Frio e espalham simpatia e alto astral pela cidade. Mas uma pesquisa feita pela Prefeitura apontou também a presença forte de cariocas, paulistas e argentinos. Uma mistura de culturas que torna o clima de Cabo Frio ainda mais especial e muito badalado.
A Praia do Forte, mesmo com seus 7,5 kms de extensão, costuma lotar e nos dias mais quentes do verão o espaço na areia é disputado. E é na faixa de areia, um pouco afastada do agito, que está uma das duas principais atrações da Praia do Forte, o parque das Dunas. De areias bem finas e muito claras, o parque é protegido por leis ambientais que devem ser seguidas pelo turista para preservar a beleza do lugar.
No extremo oposto ao Parque das Dunas fica a outra atração da praia, o Forte São Mateus de Cabo Frio. A construção do século XVII, erguida sobre uma formação rochosa, tem uma importância histórica para o desenvolvimento da cidade e é também um mirante natural, com uma vista privilegiada do litoral de Cabo Frio.
A cidade oferece uma boa estrutura de hotelaria e uma rede de restaurantes com uma gastronomia variada.
Cláudia Almeida, na pegada da Cacau, fez todo esse trajeto, conversou com banhistas e ambulantes para levar você para dentro da praia e sentir de perto toda a badalação da Praia do Forte.