X (antigo Twitter) esconde curtidas na rede social; entenda
Plataforma quer dar mais privacidade e engajamento dos usuários no consumo de conteúdo polêmico ou explícito; Conteúdo adulto foi liberado na rede social
Cido Coelho
A rede social X (antigo Twitter) lançou uma nova atualização para tornar todas as curtidas privadas no aplicativo.
"Estamos deixando as curtidas privadas para todos, com o intuito de proteger melhor sua privacidade. Curtir mais posts deixará seu feed 'Para você' melhor", mostra a janela quando você abre a rede social.
Apenas o usuário que curtiu as publicações pode visualizar suas curtidas; ninguém mais.
A proposta do X é que as pessoas terão mais liberdade para interagir com os conteúdos publicados no aplicativo.
"As curtidas públicas estão incentivando o comportamento errado. Por exemplo, muitas pessoas sentem-se desencorajadas de gostar de conteúdos que possam ser ousados por medo de retaliação de trolls ou para proteger a sua imagem pública. Em breve você poderá curtir sem se preocupar com quem poderá ver.", disse Haofei Wand, engenheiro do X.
Agora, qualquer usuário pode consumir o conteúdo que quiser sem receios de stalkers que ficam olhando ou julgando o que você curte nas redes sociais.
Mas, ao mesmo tempo, o algoritmo, esse, você não se livrou. Ele continuará monitorando seus interesses e fazendo recomendações de conteúdo conforme sua experiência de uso.
X liberou conteúdo adulto na plataforma
Recentemente, a rede social de Elon Musk atualizou sua política sobre conteúdo adulto, permitindo "nudez ou comportamento sexual adulto produzido e distribuído consensualmente".
Agora, atores e atrizes de filmes adultos podem criar um espaço à parte para exibir suas fotos e vídeos, desde que sejam consentidos e rotulados como conteúdo sensível.
"Conteúdo adulto é qualquer material produzido e distribuído consensualmente que retrata nudez adulta ou comportamento sexual que seja pornográfico ou com intenção de causar excitação sexual."
Com isso, a rede social abre uma nova frente de receitas, mirando na concorrência bem-sucedida como a rede social OnlyFans, que é voltada para conteúdo adulto, por meio de assinatura.
Além disso, a própria rede X redireciona muito tráfego para o OnlyFans, a partir de perfis de usuários que oferecem esse tipo de conteúdo.
As novas normas também proíbem a promoção de exploração, o não consentimento, a objetificação, a sexualização ou danos a menores e comportamentos obscenos, e apenas usuários acima de 18 anos, confirmados por data de nascimento no perfil, poderão acessar o conteúdo explícito.
Talvez a empresa de Musk tenha visto uma oportunidade de aproveitar esse tráfego e retê-lo em sua plataforma para conseguir mais conteúdo e anunciantes a partir do conteúdo adulto.
Ao ocultar as curtidas, pode encorajar os usuários a curtir conteúdos explícitos ou polêmicos sem que os outros saibam, podendo aumentar os acessos às publicações na rede social.