União Europeia multa Google em US$ 272 milhões por não pagar jornais da França
Big tech infringiu regra de publicação de notícias, por uso não autorizado de conteúdo jornalístico, pela quarta vez
Cido Coelho
O órgão de fiscalização de concorrência da França aplicou na quarta-feira (20) uma multa de 250 milhões de euros (US$ 272 milhões) à Google por não pagar as empresas de notícias da França.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
A França foi o primeiro dos 27 países do bloco econômico a adotar a diretiva de direitos autorais que estabelece acordo de licenciamento entre as empresas jornalísticas e as plataformas digitais.
Segundo a Autoridade de Concorrência da França, a Google falhou em honrar os compromissos estabelecidos na negociação.
Medida faz parte de uma estratégia das autoridades da União Europeia para forçar a Google e as outras gigantes de tecnologia a compensar os editores de notícias pelo uso do conteúdo jornalístico.
A big tech foi forçada a negociar com as editoras francesas após um tribunal confirmar uma ordem em 2020 dizendo que os pagamentos eram exigidos por uma regra de direitos autorais da União Europeia em 2019.
+ Todas as notícias sobre Google
A Google se manifestou em seu blog dizendo que concordou em pagar a multa imposta, mas reforçou que ela não era proporcional às questões levantadas pelas autoridades francesas, sendo que os esforços da empresa não foram levados em conta.