TIM, Vivo e Claro liberam internet grátis para o Rio Grande do Sul
População que vive nas regiões afetadas pelas fortes chuvas poderá acessar pacote de dados para acessar aplicativos e sites; saiba como ter o benefício
Cido Coelho
As cidades afetadas pela tragédia climática do Rio Grande do Sul terão acesso gratuito à internet. As principais operadoras de telecomunicações Vivo, Claro e TIM decidiram permitir que os usuários destas áreas usem a rede sem custo, independentemente de ter plano pré-pago e que estejam sem créditos.
+ Saiba como ajudar o Rio Grande do Sul
O SBT News entrou em contato com as operadoras que confirmaram a habilitação do recurso para mais de 100 regiões afetadas pelas fortes chuvas e enchentes que castigam o estado gaúcho desde a segunda-feira passada (29).
Os moradores poderão usar as redes de internet 4G e 5G para acessar aplicativos, sites e redes sociais. Assim, facilitando o contato entre familiares e amigos afetados pela tempestade.
TIM, Vivo e Claro abriram a rede e forneceram os seguintes pacotes de dados:
- Vivo liberou uma franquia de 10 GB para clientes pré-pagos da região, válidos por 5 dias;
- Claro forneceu 5 GB de dados para clientes do plano Prezão, que valem por 7 dias, além dos clientes Claro Controle e Claro Flex, que valem por 30 dias. Mesmo clientes sem créditos ou inadimplentes terão o benefício;
- TIM cedeu 10 GB de bônus de internet para clientes do pré-pago e controle.
Para acessar o benefício, no caso da Tim e da Claro, que vão compartilhar as antenas, formando uma só rede, é necessário que os smartphones e celulares estejam com o modo roaming ativado.
Há celulares que já são habilitados por padrão, no entanto, caso a rede não entre de forma automática, é necessário entrar nas configurações do celular para fazer a ativação.
Para ativar o roaming, faça o seguinte:
- No iOS (iPhone), acesse Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares > clique na opção Roaming de Dados para liberar.
- No Android, acesse Config > Conexões > Redes Móveis > ative Dados em Roaming.
Pronto! Agora a internet fica ativa para uso conforme as regras de benefício de cada operadora.