Threads ameaça X (antigo Twitter) e tem mais de 150 milhões de usuários
Cópia do Twitter (atual X) começa a superar microblog comprado por Musk no número de acessos diários; X tem mais de 550 milhões de contas ativas
Cido Coelho
O microblog da Meta, Threads, alcançou nesta semana a marca de 150 milhões de pessoas ativas na plataforma e está se tornando um possível 'matador' do X (antigo Twitter).
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, esse número representa o aumento de 20 milhões de usuários em relação a fevereiro e, segundo a empresa, a rede social ainda deve crescer conforme mais funcionalidades são acrescentadas à rede.
A empresa Apptopia disse ao site Business Insider que o Threads segue sendo o terceiro aplicativo gratuito mais baixado no momento, superando o X (antigo Twitter) que está em 41º lugar.
Já a empresa de análise de mercado Sensor Tower afirma que o X tinha apenas 27 milhões de usuários diários ativos nos Estados Unidos em fevereiro, queda de 18% no ano. Mas, ainda tem mais usuários ativos mensais.
O Threads teve um desempenho melhor e estima-se a média de 28 milhões de usuários ativos por dia, crescimento de 55%, segundo o site Business Insider.
A Meta anunciou a abertura da sua API até junho, para se aproximar de desenvolvedores independentes, órfãos do Twitter. Além da chegada de artistas como a cantora Taylor Swift, que anunciou seu álbum na plataforma, impulsionando o crescimento do Threads.
Recentemente, Zuckerberg confirmou que o Threads está testando o protocolo de código aberto ActivityPub, que permite a integração entre as outras redes sociais, formando uma grande rede social unificada e descentralizada.
Redes como Mastodon e Diaspora estão presentes nesta proposta que está sendo chamada informalmente de 'fediverso'.
No lançamento do possível "matador de Twitter", o Brasil foi o segundo país mais com mais downloads e instalações do Threads.
A plataforma ainda precisa receber várias adaptações para ficar semelhante ao Twitter (atual X), que ainda lidera no segmento com mais de 550 milhões de usuários ativos mensais.
E a empresa de Zuckerberg promete funcionalidades semelhantes como a Trending Topics, que deve se chamar Exploding Topics, mensagens privadas (DM) e outros.