Publicidade
Tecnologia

São Paulo recebe primeira edição do IoT Solutions Congress Brasil

Maior evento global do segmento de internet das coisas acontece pela primeira vez no Brasil nos dias 6 e 7 de junho, no Transamérica Expo Center

Imagem da noticia São Paulo recebe primeira edição do IoT Solutions Congress Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O IoT Solutions Congress Brasil, maior evento global do segmento de internet das coisas, acontece pela primeira vez no Brasil, nos dias 6 e 7 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento traz tecnologias, aliadas à conexão à rede mundial, sendo aplicadas na prática.

Gustavo de Carvalho conta que sentiu a adrenalina pelo corpo ao testar os óculos de realidade virtual. Com o aparelho, é possível fazer um passeio turístico por qualquer lugar do mundo.

“Eu fiquei meu Deus do céu, eu vou cair a qualquer momento, não tem nada me segurando aqui. Eu fiquei com medo, mas é bem legal a adrenalina”, diz o professor.

A medicina também é beneficiada pela tecnologia: o resultado de um exame pode sair em até oito minutos. Basta um biossensor e a ajudinha da inteligência artificial.

“Quando a pessoa chega com suspeita de infarto no hospital, ela pode levar horas até o diagnóstico, e com a nossa solução pode levar só oito minutos, e a gente pode impactar na vida das pessoas, salvar vidas”, explica o engenheiro biomédico Raul Macedo.

Um carro elétrico pode responder aos comandos a quilômetros de distância: destrancar as portas, fechar a janela e abrir o porta-malas. O veículo também é obediente quando o motorista está dentro dele.

“Você consegue fazer vários comandos de dentro do carro, abrir as janelas, o teto solar e até contar pro seu carro que você está com calor e ele vai ligar o ar condicionado. É muito conforto e muito conveniente pra todo mundo, né?”, explica Juliana Camargo, que atua em marketing de produto.

No evento, 100 empresas brasileiras estão apresentando soluções de tecnologia para diversos setores da sociedade. “Tem empresas aqui que cuidam da sua casa à distância, que são elementos de tecnologia usados para smart roaming, pra saber se tem uma pessoa idosa precisando de uma medicação, se tem uma criança em situação de vulnerabilidade em casa”, revela Beto Marcelino, organizador da IoT Solutions Congress.

Até um cachorro de mentira pode ser usado para melhorar a qualidade de vida e ajudar no dia a dia. Batizado de Spot, o cão-robô é programado para detectar ou trazer informações essenciais em uma situação de risco, por exemplo.

“Um prédio que desabou parcialmente, antes de colocar a vida do bombeiro em risco de entrar nesse prédio, o cão-robô pode entrar na frente e verificar como está realmente a condição do local e, depois de sua verificação pelas câmeras do robô, os bombeiros vão poder entrar com mais segurança no local”, diz o diretor de negócios Eduardo Miranda.

Mesmo não sendo um bichinho de estimação, há quem queira levá-lo para casa. “Eu amei, já queria um, tava ali olhando, admirando, e esse é o futuro, né? Isso que nos espera e eu fiquei encantada”, confessa Tamires Lima, analista de comunicação.

Ingresso gratuito

Em sua primeira edição brasileira, o evento de IoT terá uma categoria de ingresso gratuito para as pessoas que fizerem doações de itens essenciais. Roupas em bom estado, 2 kg de alimentos, 5 litros de água e itens de higiene serão aceitos pela organização, que irá destiná-los às comunidades do Rio Grande do Sul.

A modalidade de entrada “Visitante SOS RS” dá direito a acessar as áreas de estandes, startups e bancos de teste, além do app do evento. Já para as demais, como as sessões de palestras, área de exposição, auditório e sessões principais, é necessário adquirir outros tipos de ingressos.

Detalhes sobre a programação completa e a emissão dos bilhetes estão disponíveis na página oficial do IoT Solutions World Congress.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade