Robô da Tesla que serve bebida "confessa" que foi controlado por um humano
Entusiasta mostra em vídeo que as máquinas de Elon Musk operadas na festa não são totalmente autônomas

Cido Coelho
Durante o evento "We, Robot", realizado pela Tesla na semana passada, surgiram várias dúvidas sobre a capacidade da empresa de construir e lançar seus Robotaxi e Robovan, veículos autônomos que prometem revolucionar a mobilidade, e se os robôs Optimus realmente operam de forma autônoma.
+ Entre robôs e humanos, Tesla e Elon Musk anunciam Robovan e Robotáxi
Na festa da Tesla, vídeos do Optimus atuando como barman e dançarino viralizaram nas redes sociais.
No entanto, o entusiasta de inteligência artificial Robert Scoble gravou um vídeo conversando com um dos robôs de Elon Musk, que acabou admitindo que não estava operando de forma autônoma.
+ ENGANOSO: Queda em ações da Tesla não tem relação com embates entre Musk e Moraes
O primeiro vídeo, publicado na rede social X (antigo Twitter), mostra os robôs preparando drinks e servindo cerveja aos convidados.
"Optimus, faça uma bebida, por favor. Isso não é totalmente IA. Um humano está dando assistência remota", afirmou Scoble.
Em um segundo vídeo, ele pergunta ao Optimus se ele fez algo de forma autônoma na festa.
O robô respondeu que não.
Scoble especula que a conversa do robô estava sendo transmitida de algum alto-falante a bordo, onde um operador humano, e não uma IA, interagia com os convidados a partir dos bastidores do evento.
"O fato de eles terem isso andando por aí conosco é simplesmente incrível. O pessoal da IA ficará desapontado, mas eu não", disse Scoble.

A resposta do Optimus, que é a principal aposta da Tesla e de Elon Musk para o futuro da robótica, indica que o robô não está operando com IA, mas sim sendo controlado remotamente.