Rede móvel, redes sociais e streaming são responsáveis pelo maior consumo de dados diários na internet
Meta, Apple, Microsoft, Amazon, Alphabet (Google) e Netflix, geram juntos 68% do tráfego móvel e 65% do tráfego fixo em todo o mundo
Com o aumento de serviços digitais como as plataformas de redes sociais, streaming e outros, o tráfego global de internet aumentou.
Segundo o relatório da Global Internet Phenomena Report (GIPR), da Sandvine, são 33 exabytes (EB) por dia, sendo que é dividido entre rede móvel, responsável por 11 EB, e os 22 EB ficam com a rede fixa.
Para chegar nesse cálculo, foi somado a média de upload (upstream) e download (downstream) por usuário, diariamente, é de 1,7 GB por 6,4 bilhões de assinantes de redes móveis.
Streaming aumenta consumo de dados
As maiores fornecedoras de conteúdo, Meta, Apple, Microsoft, Amazon, Alphabet (Google) e Netflix, geram juntos 68% do tráfego móvel e 65% do tráfego fixo em todo o mundo.
Agora, o relatório deste ano registrou que TikTok e Disney e entraram no grupo dos maiores tráfegos na web.
Entre as maiores no tráfego móvel, Alphabet ainda lidera (20%), com a Meta em 2º lugar (22%) encabeçam a lista de consumo.
Vídeo é o maior responsável pelo tráfego
Os aplicativos de vídeo ainda são os responsáveis pelo volume de tráfego, principalmente nas redes fixas (39%) e móveis (35%), registrando 5,7 GB por assinante por dia na rede fixa e 493 MB na rede móvel.
- Nas redes móveis, o streaming sob demanda contribui para o maior tráfego, com 900 MB por usuário/dia ou 57%. Sendo que os aplicativos de mídia social são mais utilizados neste tipo de rede.
- Já na rede fixa, os usuários assistem vídeos no YouTube e Netflix; na rede móvel, são os vídeos do Facebook e TikTok.
- Este comportamento aponta que a banda fixa é mais usada para vídeos mais longos ou pela rede Wi-Fi, enquanto os mais curtos são usados em dispositivos móveis.
- O volume médio de assinantes downstream (download ou baixar) nas redes fixas é de 14,5 GB, e 1,2 GB para upstream (upload ou subir) -- média maior que as taxas de 1,6 GB e 0,1 GB da rede móvel.
Quais são os aplicativos mais usados?
Sete dos principais aplicativos usados na internet de redes móveis são de mídias sociais. Facebook, TikTok, Instagram, Snapchat, WhatsApp, Telegram e X têm o tráfego de downstream de 35%.
O mesmo acontece no tráfego upstream, sendo, na maioria, por conta do compartilhamento e postagem de vídeos em aplicativos como TikTok e Facebook Messenger.
- YouTube tem o maior volume de tráfego de downstream, com 21% do total, com volume de 233 MB;
- Facebook tem 18%, com 199 MB;
- TikTok entra logo em seguida, com 15%, com 175 MB;
- Instagram e Snapchat têm 7%, com 82 MB e 76 MB;
- Netflix, Disney+ e WhatsApp, 2% cada (73 MB, 25 MB, e 24 MB respectivamente); e
- Telegram e X (antigo Twitter) com 1% (15 MB e 14 MB de volume).
Já no upstream, o TikTok e o Facebook Messenger empatam com 8% (10 MB). Depois vem Snapchat e Amazon AWS (6%), YouTube, Facebook e iCloud (5%) e fecham a lista Google e WhatsApp (4%) e Instagram (3%).
Como foi feito o estudo?
O estudo usa três métricas para fazer o cálculo médio de uso das redes fixas e móveis em todo o mundo.
- Volume de aplicativos por assinante, quando o volume de um aplicativo é dividido pelo total de assinantes;
- Volume e popularidade de usuários de aplicativos, quando o volume diário de um aplicativo é dividido pelo número de assinantes que usam um determinado aplicativo no contexto de todos os assinantes ativos de uma operadora; e
- Porcentagem de popularidade do aplicativo, sendo a porcentagem da base de assinantes que usa um determinado aplicativo em um determinado dia.