Projeto Metis: Amazon trabalha em um chatbot de inteligência artificial
Mirando ChatGPT e Copilot, a gigante do varejo estaria desenvolvendo em segredo a novidade com a equipe de IA da Alexa
Cido Coelho
A Amazon está desenvolvendo um novo chatbot de IA para rivalizar com Copilot, da Microsoft, o Google Gemini e ChatGPT, da OpenAI.
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Segundo o site especializado Business Insider, o projeto seria chamado Metis, em referência à deusa grega da sabedoria, e seria diferente das IAs atuais por entregar respostas mais atualizadas baseadas em um sistema de “recuperação aumentada” de informações.
A ferramenta da Amazon poderá ser acessada pelo navegador e gerará texto e imagem em formato conversacional.
Olympus, Titan e RAG
O chatbot da Amazon será alimentado por um modelo interno de IA, chamado Olympus, versão superior ao modelo Titan, que já está disponível publicamente.
A empresa planeja usar uma técnica de inteligência artificial conhecida como Geração Aumentada por Recuperação (RAG), que daria ao Metis a possibilidade de recuperar informações, além de dados originais dos seus bancos de dados usados em seu treinamento.
Os chatbots atuais ainda não utilizam esse recurso.
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Com isso, o chatbot entregaria respostas mais atualizadas, como preços de ações em tempo real, e poderia compartilhar links das fontes de suas respostas, com sugestões de consultas adicionais aos assuntos relacionados à pesquisa.
Metis também poderá atuar como um agente capaz de automatizar e executar tarefas complexas estruturadas em dados já existentes, como, por exemplo, criar roteiros de viagens refinados, programar para acender ou apagar luzes de ambientes e reservar voos.
Experiência do Alexa para a Metis
Alexa será um aliado ao utilizar a experiência já adquirida nessa IA para aprimorar o novo chatbot. A Amazon direcionou a equipe de inteligência artificial da Alexa para essa nova demanda.
As fontes da publicação ainda detalham que a nova IA pode ser lançada em setembro, época em que a empresa faz um evento no qual apresenta suas novidades.
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A Amazon está movendo esforços para enfrentar as Big Techs. A gigante do varejo online já vem trabalhando em uma IA, mas até o momento não vem obtendo êxito.
O modelo de IA Titan é considerado o mais fraco entre seus concorrentes, e sua IA para uso corporativo Amazon Q tem dividido seus usuários empresariais em relação às suas capacidades e desempenho.