Publicidade
Tecnologia

Papa Francisco quer discutir IA com líderes mundiais no G7, na Itália

Líder da igreja católica se junta à cúpula que acontece em junho para conversar sobre os desafios do desenvolvimento da tecnologia

Imagem da noticia Papa Francisco quer discutir IA com líderes mundiais no G7, na Itália
Papa Francisco vai participar de grupo de trabalho no G7 para discutir os desafios do desenvolvimento da inteligência artificial | Vatican News
• Atualizado em
Publicidade

A próxima reunião do G7 deve acontecer com a participação do Papa Francisco, que busca se juntar à cúpula para discutir os rumos do desenvolvimento da inteligência artificial, assim como, seus desafios impostos.

A confirmação foi feita pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e disse que o pontífice estará presente no encontro que vai acontecer entre os dias 13 e 15 de julho, em Puglia.

Os líderes dos Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá e Japão já confirmaram as presenças.

O evento acontece em um momento que a Itália assume a presidência rotativa do grupo.

O país sediará pela sétima vez o encontro, sendo que a última vez foi em 2001, na cidade de Gênova.

“É a primeira vez na história que um pontífice participa dos trabalhos do G7”, declarou Meloni em um discurso em vídeo (assista no fim da reportagem).

A chefe do governo italiano disse também que Francisco participará de uma sessão de trabalho sobre IA, descrevendo o cenário como um dos "maiores desafios antropológicos do nosso tempo".

Primeira-ministra da Itália anuncia participação do Papa Francisco no encontro do G7. Pontífice estará em grupo de trabalho sobre IA | Reprodução/Governo da Itália
Primeira-ministra da Itália anuncia participação do Papa Francisco no encontro do G7. Pontífice estará em grupo de trabalho sobre IA | Reprodução/Governo da Itália

Meloni diz que a presença do pontífice é decisiva para elaborar as regras éticas e culturais para o uso da tecnologia.

“Estou convencida de que a presença de Sua Santidade dará uma contribuição decisiva para a elaboração de um quadro regulamentar ético e cultural para a inteligência artificial”.

O anúncio acontece após os legisladores da Itália aprovarem uma legislação destinada ao mercado nacional de IA, sobre uso, investimento e sanções em casos de crimes.

Confira abaixo o anúncio da primeira-ministra da Itália:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade