Tecnologia

OpenAI revela testes do seu buscador SearchGPT

Protótipo do motor de busca será o novo concorrente do Google no mercado de buscadores

Imagem da noticia OpenAI revela testes do seu buscador SearchGPT
SearchGPT é a arma da OpenAI para enfrentar o tradicional buscador Google | Reprodução/OpenAI

A empresa de inteligência artificial criadora do ChatGPT, OpenAI, anunciou testes do protótipo de um sistema de pesquisa, SearchGPT, que usa a IA para buscar e entregar respostas objetivas.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A ferramenta deve concorrer com a IA Overview, do próprio Google, em operação desde maio e usa a IA Gemini integrada para atender os usuários. A IA tem cometido alguns erros, que a big tech promete corrigir.

O SearchGPT usa linguagem conversacional e funciona como o ChatGPT, mas em tempo real. Ao fazer uma busca, você interage com o sistema por uma conversa natural. Você pergunta ao chatbot, ele te responde de forma objetiva e entrega uma lista de links relacionados à sua busca.

A ferramenta em testes da OpenAI entrega as respostas com os créditos dos conteúdos criados, com os links para que o usuário acesse diretamente a origem da informação.

Buscador funcionará na mesma dinâmica do ChatGPT, interagindo com um chatbot, que fornece respostas em tempo real | Reprodução/OpenAI
Buscador funcionará na mesma dinâmica do ChatGPT, interagindo com um chatbot, que fornece respostas em tempo real | Reprodução/OpenAI

A OpenAI diz que tem parceria com órgãos de imprensa e criadores de conteúdos. Com isso, eles podem escolher como vão aparecer no SearchGPT e os sites podem aparecer na busca sem treinar os bots usados no ChatGPT. A remuneração das parcerias e do uso do conteúdo não foi informada pela empresa.

O SearchGPT promete trazer as informações em tempo real, diferente do seu chatbot mais recente, GPT-4o mini, que tem informações até o mês de outubro de 2023.

No entanto, a ferramenta ainda não está disponível para o público e, quem tiver interesse em usar a ferramenta, terá que se inscrever em uma lista de espera e aguardar o acesso.

Últimas Notícias