No Dia dos Namorados, Google faz doodle especial para o Brasil
Data é comemorada nesta quarta-feira (12), indo contra as celebrações de fevereiro nos outros países
Camila Stucaluc
O Brasil ganhou mais uma homenagem do Google para o Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira (12). Trata-se de um Doodle – ilustração, jogo ou vídeo no lugar do logo da empresa – na barra de pesquisa da plataforma, que encaminha o usuário para um jogo científico interativo. O objetivo é encontrar “a química perfeita”.
+ O que assistir no Dia dos Namorados? Veja dicas de filmes no streaming
“O amor está no O2 [ar], então vamos jogar um pouco de Química CuPd! Escolha um avatar da tabela periódica ou faça um teste para combinar com o que melhor se adapta à sua personalidade”, explicou o Google. “Não há vínculo mais forte do que o amor, especialmente quando a química está certa”, acrescentou.
O Doodle foi vinculado apenas no Brasil. Isso porque, diferente do resto do mundo que comemora o Dia dos Namorados (Valentine's Day) em fevereiro, o país celebra a data romântica no dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio – conhecido como santo casamenteiro. Sua origem, no entanto, foi meramente comercial.
Segundo a Associação Mineira de Arquivistas (AMArq), a ideia de comemorar o Dia dos Namorados no Brasil foi do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr. Na década de 40, ele foi contratado pela loja de departamentos Clipper para impulsionar as vendas em junho, mês considerado fraco pelos lojistas.
Inspirado pelo sucesso de vendas do comércio no Dia das Mães, em maio, João Doria lançou a primeira campanha de Dia dos Namorados, com o slogan "não é só com beijos que se prova amor". A data começou a ser celebrada em outras cidades e, posteriormente, se tornou nacional. Apesar da comemoração, o dia não é considerado feriado.
Atualmente, o Dia dos Namorados é considerado a sexta data comemorativa mais importante do ano para o varejo brasileiro. Neste ano, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o setor deve faturar R$ 2,59 bilhões – alta de 5,6% em relação ao mesmo período em 2023.
+ Mais de 70% dos bares e restaurantes esperam maior faturamento com Dia dos Namorados
Carro-chefe das compras na data, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá movimentar R$ 1,083 bilhão, o equivalente a 42% do total. Em segundo lugar, estão lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com vendas previstas na casa dos R$ 727 milhões. Ao todo, 59% dos consumidores devem presentear os parceiros.