Nasa e SpaceX lançam foguete com astronautas e cosmonauta para missão espacial de 6 meses na ISS
Quatro norte-americanos e um russo estão na missão espacial de longo período e farão experimentos científicos na base que orbita a Terra
No começo da madrugada desta segunda-feira (4), a SpaceX e a Agência Espacial Norte-americana (Nasa) conseguiram lançar ao espaço um foguete com três astronautas dos Estados Unidos e um cosmonauta da Rússia rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento aconteceu a 0h53 na plataforma 39A do Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
O foguete Falcon 9, que tem 9 motores, levou a tripulação. Dois minutos e 30 segundos após o lançamento, os estágios da aeronave se separaram e retornaram à Terra após cinco minutos em um pouso bem-sucedido.
Já o estágio superior levou a cápsula Crew Dragon até a órbita baixa da Terra. É a 15ª vez que a aeronave faz este voo e já passou 466 dias em órbita.
"Parabéns à NASA e à SpaceX por mais um lançamento bem-sucedido para a Estação Espacial Internacional! Nesta oitava missão de rotação da tripulação, mostramos mais uma vez a força das nossas parcerias comerciais e da engenhosidade americana que nos impulsionará ainda mais no cosmos", comemorou o administrador da Nasa, Bill Nelson.
A Crew-8 é formada por Matthew Dominick, Michael Barrett, Jeannette Epps, da NASA e o cosmonauta russo Alexander Grebenkin, da Roscosmos. Jaeanette e Grekenkin serão especialistas da missão.
Dominick é o comandante do voo, Barrett, que já foi ao espaço antes, tem a função de piloto. Epps e Grekenkin vão atuar como especialistas em missões.
A tripulação deve chegar à ISS nesta terça-feira (5) e vão permanecer alguns dias ao lado da equipe Crew-7, para fazer a substituição, e depois, esta volta ao planeta no dia 11.
A equipe Crew 8 fará novas pesquisas e experiências científicas para preparar a exploração humana além da órbita baixa da Terra. Fluídos corproais em voos espaciais, efeitos da radiação UV e microgravidade no crescimento das plantas estão entre os estudos planejados na base espacial.
O voo é mais um realizado pela empresa privada SpaceX, do bilionário Elon Musk, que mantém um contrato bilionário com a estatal espacial dos Estados Unidos. Além disso, a Boeing será a outra empresa que deve levar seu primeiro voo tripulado em sua espaçonave Starliner ainda no primeiro semestre de 2024.