Meta tira aba de notícias do feed do Facebook em dois países
Usuários dos Estados Unidos e Austrália vão perceber a mudança em abril; Reino Unido, França e Alemanha estão sem o recurso desde dezembro
A Meta anunciou que vai descontinuar a aba de notícias no feed da rede social Facebook. A partir de abril, os usuários da plataforma nos Estados Unidos e Austrália não vão mais encontrar a aba informativa nos seus feeds.
+ Saiba de todas as notícias sobre Tecnologia
A justificativa do conglomerado de tecnologia é que a medida é para “alinhar investimentos com produtos e serviços que as pessoas mais valorizam”.
Outra justificativa é que o uso da aba de notícias caiu 80% nos Estados Unidos e na Austrália e que isso representa menos de 3% do que os usuários da rede social veem no Facebook e isso não representa uma grande parte da experiência.
"Sabemos que as pessoas não vêm ao Facebook em busca de notícias e conteúdo político – elas vêm para se conectar com outras pessoas e descobrir novas oportunidades, paixões e interesses", alega a Meta.
Empresas de jornalismo perdem com a medida
Com a medida, editoras e empresas de mídia do a Austrália deixam de ganhar recursos por seu conteúdo após a implantação da medida.
Há alguns anos, a Meta bloqueou links de notícias no país em resposta a lei que exigiria que as empresas de tecnologia que administram redes sociais tivessem que pagar aos grupos de comunicação pelo conteúdo usado em suas plataformas.
A Meta recuou após fazer alguns acordos, o Google também fez acordos neste sentido.
Segundo o site Engadget, empresas como Guardian Austrália e News Corp. Austrália recebiam valores na ordem de US$ 200 milhões anuais, sendo que a Meta pagava US$ 66 milhões desta soma. Ao deixar de pagar essa parte, as empresas de mídia vão sofrer um grande impacto nos seus orçamentos.