Lei para banir TikTok avança no Congresso dos Estados Unidos
Projeto de lei quer que a empresa chinesa ByteDance deixe o controle da plataforma ou que seja banida do país que tem 170 milhões de usuários da rede social
O Comitê de Energia e Comércio dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira (7) uma nova proposta de lei que bane o TikTok dos país.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
A votação recebeu 50 votos a favor da nova lei. Com isso, a proposta do grupo bipartidário de legisladores impõe que a ByteDance deixe de investir no TikTok ou enfrente a proibição.
Segundo a agência de notícias Reuters, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, equivalente a Câmara dos Deputados no Brasil, deve agora avançar para a próxima fase da votação, que está agendada para próxima semana.
Para o deputado democrata Frank Pallone Jr., que lidera a comissão de Energia, a lei vai forçar o “desinvestimento do TikTok e os americanos poderão continuar a usar esta e outras plataformas em situação semelhante sem o risco de serem operadas e controladas pelos nossos adversários.”
O projeto de lei é o primeiro movimento dos congressistas relevante após uma legislação feita pelo Senado sobre a proibição do TikTok ser paralisada no Congresso em 2023.
Caso o projeto seja aprovado na próxima fase, a ByteDance teria 165 dias para alienar o TikTok ou ele se torna ilegal e banido nas lojas de aplicativos da Apple e Google.
O TikTok tem mais de 170 milhões de usuários somente nos Estados Unidos. A plataforma tem apelado aos usuários pedindo ajuda para impedir o banimento da rede social.
Os Estados Unidos tenta banir a plataforma de vídeos chinesa do país desde 2020, durante o governo de Donald Trump, mas a popularidade do aplicativo tem dificultado avanços no fim da rede social no solo norte-americano.