Publicidade
Tecnologia

Lei para banir TikTok avança no Congresso dos Estados Unidos

Projeto de lei quer que a empresa chinesa ByteDance deixe o controle da plataforma ou que seja banida do país que tem 170 milhões de usuários da rede social

Imagem da noticia Lei para banir TikTok avança no Congresso dos Estados Unidos
Governo dos Estados Unidos quer tirar ByteDance do controle do TikTok no país | Unsplash
Publicidade

O Comitê de Energia e Comércio dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira (7) uma nova proposta de lei que bane o TikTok dos país.

+ Confira as últimas notícias de Tecnologia

A votação recebeu 50 votos a favor da nova lei. Com isso, a proposta do grupo bipartidário de legisladores impõe que a ByteDance deixe de investir no TikTok ou enfrente a proibição.

Segundo a agência de notícias Reuters, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, equivalente a Câmara dos Deputados no Brasil, deve agora avançar para a próxima fase da votação, que está agendada para próxima semana.

Para o deputado democrata Frank Pallone Jr., que lidera a comissão de Energia, a lei vai forçar o “desinvestimento do TikTok e os americanos poderão continuar a usar esta e outras plataformas em situação semelhante sem o risco de serem operadas e controladas pelos nossos adversários.”

O projeto de lei é o primeiro movimento dos congressistas relevante após uma legislação feita pelo Senado sobre a proibição do TikTok ser paralisada no Congresso em 2023.

Caso o projeto seja aprovado na próxima fase, a ByteDance teria 165 dias para alienar o TikTok ou ele se torna ilegal e banido nas lojas de aplicativos da Apple e Google.

O TikTok tem mais de 170 milhões de usuários somente nos Estados Unidos. A plataforma tem apelado aos usuários pedindo ajuda para impedir o banimento da rede social.

Os Estados Unidos tenta banir a plataforma de vídeos chinesa do país desde 2020, durante o governo de Donald Trump, mas a popularidade do aplicativo tem dificultado avanços no fim da rede social no solo norte-americano.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade