Google cancela contas de quem assina YouTube Premium com VPN
Dependendo do país, a assinatura da plataforma fica até seis vezes mais cara e usuários usam o recurso em busca de preços menores
Relatos de vários usuários da rede social Reddit contam que viram suas assinaturas do serviço YouTube Premium canceladas sem justificativa pelo Google.
No entanto, estes usuários que estão reclamando têm um comportamento em comum: eles assinaram o serviço usando uma VPN, uma rede virtual que faz com que você pareça um usuário de outro país, para pagar um valor menor pela assinatura.
Segundo um usuário da rede social de fóruns, o YouTube confirmou o cancelamento da assinatura de usuários que usam a rede virtual.
"Confirmaram que estão reprimindo as assinaturas baratas de VPN. Acabei de falar com o atendimento ao cliente, que informou que, como “mudei” para um local diferente daquele onde me inscrevi (Ucrânia, mas com base no Reino Unido), o serviço foi cancelado até que eu me inscreva com um cartão e endereço do Reino Unido. De £2,30 por mês para £12,99. Uau… 😬"
Nos termos de uso da plataforma não há informações sobre cancelamento de assinatura pelo uso de VPN, mas o Google deve entender que o usuário está mentindo sobre a origem do país onde ele está de fato.
Os usuários justificam o uso devido ao custo da assinatura que, dependendo do país, tem um valor até seis vezes menor.
Por exemplo, enquanto na Ucrânia o valor do YouTube Premium é de R$ 16, ou 2,30 libras, no Reino Unido o valor salta para 12,99 libras, ou R$ 90 mensais.
O mesmo acontece na América Latina, cujo preço de assinatura do serviço é mais caro do que nos países vizinhos.