Publicidade
Tecnologia

GM suspende projeto de carro autônomo sem volante

Montadora norte-americana vai priorizar a próxima geração do robotáxi no elétrico Chevrolet Bolt

Imagem da noticia GM suspende projeto de carro autônomo sem volante
GM Cruise vai trocar Origin pelo Chevrolet Bolt que será o novo robotáxi da empresa de mobilidade da montadora dos EUA | Divulgação/GM Cruise
Publicidade

A unidade futurista da General Motors (GM), Cruise, vai interromper o desenvolvimento do seu carro autônomo sem volante Origin para focar no projeto do novo Chevrolet Bolt da próxima geração. O carro autônomo não tem volante, pedais, espelhos ou controles para humanos, funcionaria apenas pelo seu computador de bordo.

+ Confira as últimas notícias de Tecnologia

Em 2022, a montadora entrou com uma petição na Administração Nacional de Segurança e Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) buscando a permissão para implantar uma operação de até 2.500 veículos Origin por ano.

Os veículos sem volante, pedais ou espelhos ainda não foram aprovados pela autoridade.

No entanto, a empresa de Detroit demonstrou uma mudança de estratégia, e dos recursos, para desenvolver uma nova geração do seu veículo elétrico Bolt, que pode vir como um robotáxi.

"Essa mudança cria uma opção mais econômica e escalonável para buscar um futuro autônomo mais rápido, ao mesmo tempo em que evita o caminho incerto para a conformidade regulatória nos EUA, o que poderia impedir o crescimento da escala do Origin", disse um porta-voz da GM na terça-feira (23).

+ Carro sem motorista do Google é incendiado por multidão nos Estados Unidos

Na mira das autoridades

O projeto Origin segue em investigação pela NHTSA, do Departamento de Justiça, e pela SEC desde um acidente em outubro do ano passado no qual um dos seus carros-robôs atropelou e arrastou um pedestre por seis metros em São Francisco.

+ Japão faz testes com serviço de táxi autônomo

Tanto a GM quanto o Cruise foram criticadas pelo incidente e o Departamento de Veículos Motorizados (DMV) da Califórnia revogou a licença de operação das empresas no estado norte-americano por riscos à segurança pública.

Com isso, em novembro do ano passado, a GM parou a produção do veículo e em dezembro mais de 900 funcionários do Cruise foram demitidos.

+ Todas as notícias sobre carros autônomos

Também no ano passado, a produção do Chevrolet Bolt foi interrompida devido ao processo de reestruturação, que demitiu o time de funcionários envolvido no projeto. Agora, o Bolt será retirado da gaveta para virar uma nova versão autônoma do robotáxi, deixando o Origin de lado.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade