Em seis meses, Celular Seguro já bloqueou mais de 56 mil aparelhos roubados no país
Aplicativo que deixa o smartphone inutilizável recebeu uma série de melhorias
O aplicativo que bloqueia e inutiliza smartphones roubados, Celular Seguro, completa seis meses nesta semana e, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), mais de 56 mil dispositivos já foram bloqueados.
O Celular Seguro tem bloqueado 316 smartphones por dia devido a roubos, furtos ou perdas.
Nestes seis meses de operação, a ferramenta tem recebido melhorias para que seu funcionamento seja eficaz.
Agora, as operadoras de telefonia conseguem bloquear o recebimento de SMS para recuperação de conta do WhatsApp do smartphone roubado, e os principais bancos brasileiros removem o acesso aos aplicativos assim que recebem a informação do roubo do dispositivo.
- Os dados do MJSP mostram que o aplicativo tem mais de 2 milhões de usuários, com 1.697.693 aparelhos cadastrados.
- O Estado de São Paulo lidera com 16.197 registros de alertas de roubos e furtos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 8.196 alertas.
- Bahia (4.513), Minas Gerais (4.111) e Pernambuco (3.289) completam a lista de registros.
"Hoje, a vida pessoal e financeira das pessoas está no celular, ao mesmo tempo em que temos um problema endêmico de roubos e furtos", disse Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Agora, o MJSP trabalha em uma funcionalidade que visa recuperar smartphones roubados, tal como praticada pelo governo do Piauí, que envia alertas aos usuários pelo WhatsApp para quem adquirir um smartphone roubado ou furtado.