Publicidade
Tecnologia

Doodle do Google do Dia do Trabalho homenageia profissionais

Logo da big tech traz uma arte que mostra trabalhadores praticando suas atividades

Imagem da noticia Doodle do Google do Dia do Trabalho homenageia profissionais
Doodle do Google homenageia cinco categorias de trabalhadores na sua logo | Divulgação/Google
• Atualizado em
Publicidade

No Dia do Trabalho deste ano (1), a gigante da tecnologia, Google, não deixou passar batido a data e faz a sua homenagem anual aos trabalhadores do mundo.

O Doodle da vez mostra cinco profissionais fazendo suas atividades sobre a marca Google:

  • Um encanador ajustando um cano na letra G;
  • Um médico analisando um exame na letra O;
  • Um entregador carregando uma caixa na frente da letra O;
  • Um soldador soldando a letra G, sentado sobre a letra L; e
  • Um jardineiro regando as plantas que estão sobrepostas na letra E.

A homenagem é muito semelhante a que foi feita na data de 2021, da mesma forma que a homenagem feita em setembro nos Estados Unidos, lembrando de cinco categorias profissionais -- carteiro, construtor civil, bombeiro, repositor de supermercado, agricultor e enfermeiro.

Homenagem do Dia do Trabalho é semelhate ao Doodle de 2021 | Divulgação/Google
Homenagem do Dia do Trabalho é semelhate ao Doodle de 2021 | Divulgação/Google

Data começou com protesto e mortes em Chicago

A Revolta de Haymarket, que teve mortos e feridos, definiu o 1º de maio como Dia do Trabalho | Illinois Labor History Society
A Revolta de Haymarket, que teve mortos e feridos, definiu o 1º de maio como Dia do Trabalho | Illinois Labor History Society

O Dia do Trabalho é uma homenagem ao papel indispensável da força de trabalho. E ela tem origem a partir das primeiras celebrações em setembro de 1882, nos Estados Unidos.

E no dia 5 daquele mês os trabalhadores de Nova Iorque se reuniram em uma parada, com desfile portando instrumentos musicais e estandartes para mostrar a força e prosperidade da classe.

No entanto, a data que pegou foi em 1º de maio, que teve origem em uma manifestação ocorrida em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, quando trabalhadores, junto da Federação Americana do Trabalho, a maior central operária dos Estados Unidos, fizeram uma manifestação nas ruas da cidade em busca de diversas reivindicações.

Entre as reinvindicações estavam a redução da carga horária de trabalho de 13h diárias, seis dias da semana, para 8h diárias, além de melhores condições nos ambientes das fábricas.

A manifestação durou dias e uma greve geral tomou conta do país.

Nos dias 3 e 4 de maio, manifestantes e policiais entraram violentos conflitos, que resultou em várias mortes e dezenas de feridos.

Esses protestos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket e o acontecimento chegou e ecoou em todo o planeta.

Na França, a partir da Segunda Internacional, em 1889, a data foi definida a partir do primeiro dia do protesto, em 1º de maio, como o Dia do Trabalho.

No Brasil e mais 80 países consideraram a data como feriado do Dia Internacional do Trabalho.

A data foi sancionada por aqui em setembro de 1924, pelo presidente da República Artur Bernardes, começando a valer em 1925, mas avançando pouco nos direitos trabalhistas.

GV estabeleceu o primeiro salário-mínimo

Com Estado Novo, do presidente brasileiro Getúlio Vargas, em 1938, o 1º de maio ganhou força, com passeatas no Rio de Janeiro, valorizou a ideia de trabalho.

Em 1940, GV sancionou a lei do salário mínimo, que aconteceu a partir de um estudo-base realizado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), realizado por meio de pesquisas de Sociologia Aplicada na década de 1930, sobre o padrão de vida dos trabalhadores da cidade de São Paulo.

A partir disso, foi estabelecido estudos para a implantação do salário mínimo, que deveria suprir as necessidades básicas de uma família como moradia, alimentação, saúde, educação e lazer.

Em 1941, a Justiça do Trabalho foi criada no Brasil para ajudar a resolver questões judiciais relacionadas as relações do trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade