Publicidade
Tecnologia

Alucinação ou falha técnica? ChatGPT se recusa a escrever alguns nomes e gera teoria da conspiração

Usuários perceberam o mistério quando o chatbot de IA da OpenAi se mostrou incapaz de gerar o texto

Imagem da noticia Alucinação ou falha técnica? ChatGPT se recusa a escrever alguns nomes e gera teoria da conspiração
ChatGPT é o chatbot de inteligência artificial da OpenAI | Unsplash
Publicidade

Usuários da inteligência artificial ChatGPT descobriram que o chatbot se recusa a escrever alguns nomes. Quando se tenta obter uma resposta que envolve, por exemplo, o nome de David Mayer, a própria IA se diz incapaz de gerar o texto.

+ Todas as notícias sobre Inteligência Artificial

Mayer não é o único nome. Esta recusa estimulou a curiosidade dos usuários e foi percebido que o mesmo comportamento acontece quando você escreve nomes como Brian Hood, Jonathan Turley, Jonathan Zittrain, David Faber e Guido Scorza. Segundo o site especializado de tecnologia TechCrunch, a lista pode ser maior.

Quem são os nomes?

A reportagem do SBT News fez o teste com alguns nomes e o ChatGPT não conseguiu responder sobre eles | Reprodução
A reportagem do SBT News fez o teste com alguns nomes e o ChatGPT não conseguiu responder sobre eles | Reprodução

Tanto o TechCrunch, quanto o jornal britânico The Independent procuraram a OpenAI sobre as restrições, mas não obteve resposta.

No entanto, sites da mídia especializada apontaram alguns nomes e supostos motivos dessa lista de bloqueios.

Confira:

  • Brian Hood - prefeito de uma cidade na Austrália, que foi apontado pelo ChatGPT como autor de um crime cometido há décadas. No entanto, ele foi o denunciante, não o criminoso.
  • David Faber - repórter da CNBC.
  • Jonathan Turley - advogado e comentarista da Fox News. O ChatGPT apontou erroneamente que ele havia sofrido denúncia por assédio sexual.
  • Guido Scorza - integrante da autoridade de proteção de dados da Itália.

E o David Mayer que causou essa polêmica?

David Mayer de Rothschild garante que não pediu para sumir da internet e define essa ideia como "teoria da conspiração" | Instagram/@davidmayerderothschild01
David Mayer de Rothschild garante que não pediu para sumir da internet e define essa ideia como "teoria da conspiração" | Instagram/@davidmayerderothschild01

O TechCrunch, não encontrou nenhum notável com a alcunha de David Mayer. Já o The Independent fala sobre David Mayer de Rothschild, bilionário, ambientalista e herdeiro da família Rothschild, uma próspera dinastia de banqueiros europeus.

+ Todas as notícias sobre a OpenAI

Ele teria entrado com um pedido na União Europeia para ter seu nome retirado de todos os mecanismos de pesquisa na internet.

Ao The Guardian, Rothschild disse que não tinha nada ver a situação de não aparecer na IA da OpenAI, e disse que nunca pediu para retirar o nome da internet, sendo que tudo isso pode ser uma teoria da conspiração.

"Não, eu não pedi para meu nome ser removido. Nunca tive contato com o Chat GPT. Infelizmente, tudo está sendo movido por teorias da conspiração".

O Guardian aponta que a resposta pode ter relação com a GPDR, do Reino Unido e da União Europeia, equivalente ao LGPD do Brasil.

Após a repercussão, o nome David Mayer tornou a aparecer no ChatGPT, mas outros nomes ainda continuam com a misteriosa restrição.

No entanto, não há uma verdade absoluta sobre tudo o que aconteceu, pode ser um viral na internet, assim como pode ter sido uma alucinação ou apenas um problema técnico.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade