Celular Seguro: após uma semana, quase 5,7 mil aparelhos foram bloqueados
São Paulo lidera número de celulares roubados e incluídos em sistema que protege dados lançado pelo governo
SBT Brasil
Após uma semana do lançamento do programa Celular Seguro, ferramenta lançada pelo governo federal para proteger aparelhos roubados, furtados, perdidos ou extraviados, quase 5,7 mil equipamentos foram bloqueados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública e o estado de São Paulo lidera o número de alertas de bloqueios: foram 1.468 dos 5.686 totais recebidos pelo sistema.
Até a última 6ª feira (29.dez), 2,4 mil pessoas foram vítimas de roubo, 1,6 mil alertas para furtos, quase 1,2 mil registros motivados por perdas e outros 379 por outros motivos.
Além de São Paulo, Rio de Janeiro (644), Pernambuco (457), Bahia (392) e Minas Gerais (367) ocupam as primeiras posições com maior número de alertas emitidos.
O aplicativo Celular Seguro, disponível para sistemas iOS e Android, visa combater o roubo de aparelhos e, consequentemente, a entrada de criminosos em aplicativos. O celular é imediatamente bloqueado após a comunicação do crime, bem como o acesso a aplicativos bancários.
O serviço não possui a função de bloqueio temporário e, caso o aparelho seja recuperado, o usuário terá que falar com a operadora de telefonia e outros parceiros do projeto, como bancos e aplicativos, para retomar os acessos.