Brasileiros gastam R$ 1.416 por ano com assinaturas digitais
Streaming, música, delivery, varejo e jogos estão na preferência de serviços pagos pelos usuários
Segundo o estudo "A Guerra das Assinaturas: o super bundling desperta", realizado pela consultoria Bango, mostra que o brasileiro tem gastado anualmente R$ 1.416 assinando serviços digitais, com tíquete mensal de R$ 118.
A pesquisa traz informações sobre o consumo de serviços digitais no Brasil e na América Latina, assim como a evolução e as oportunidades do mercado de assinaturas na região.
Os famosos streamings, ou serviços de vídeo sob demanda (VOD) são os mais consumidos no país, representando 86% das assinaturas, superando os serviços de música (52%), entrega de comida (46%), varejo (38%) e jogos eletrônicos (32%).
O resultado também apontou que 7 em cada 10 brasileiros (73%) justificam que não podem pagar por todos os serviços que gostariam. Esse público também está frustrado por não conseguir gerenciar todas as suas assinaturas em um só lugar.
Confira outros dados abaixo:
- 51% cancelaram uma assinatura depois de aumentos;
- 63% estão incomodados por não conseguirem gerenciar todas as suas assinaturas em um só canal;
- 79% querem um aplicativo para gerenciar todos os seus serviços de assinatura em um só lugar;
- 32% pagam por uma assinatura que não usam.
Hub de assinaturas, tudo em um só lugar
O levantamento da consultoria mostra que uma tendência que vem para ajudar os assinantes, além de reduzir sua frustração, seria a existência dos serviços de central de assinaturas
Este serviço reune todas as assinaturas em um só lugar, podem ser um caminho para poder escolher e gerenciar o seu streaming ou serviço favorito.
- 73% dos assinantes desejam uma plataforma para gerenciar todas as suas assinaturas em um só lugar;
- 69% gostariam de pagar por múltiplas assinaturas por meio de uma fatura mensal.
O levantamento apontou que existe uma demanda de que as empresas de telecomunicações podem oferecer uma central de serviço de assinaturas que facilite a vida do usuário.
Segundo os dados da Bango, a maior parte dos brasileiros (51%) prefere que as empresas de telecomunicações façam a gestão destes pacotes de serviços (super bundling), enquanto 28% preferem que este tipo de serviço fosse fornecido pelos seus provedores de internet.
Outros também responderam ter preferência por bancos ou fornecedores de carteiras digitais.
"A possibilidade de pagar diversas assinaturas de uma vez só é interessante para o consumidor, que pode ter maior flexibilidade e controle sobre seus acessos", explica Luiza Muneratti, SVP de Vendas da Iberia & Américas da Bango.
Para a executiva, os serviços de super bundling podem agregar valor e ofertas se as operadoras e as telecomunicações organizassem este tipo de serviço, melhorando a experiência do cliente.
"Por outro lado, com a briga constante pela aquisição e retenção de usuários, as operadoras e as telecomunicações têm um mundo vasto de oportunidades para agregar conteúdo de valor, com ofertas exclusivas, dando ao usuário a habilidade de escolher o que assinar. É um modelo que melhora exponencialmente os principais indicadores de ganho de market share, redução de churn [cancelamentos por clientes] e melhora na retenção de clientes", conclui a executiva.
A pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2024 e contou com a participação de 6400 consumidores do México, Brasil, Peru, Colômbia, Chile e Argentina que consomem serviços de assinatura digital.