Bonde Urbano Digital começa fase de testes na região metropolitana de Curitiba (PR)
Veículo sem trilhos usa sensores magnéticos e será testado em trajeto entre Pinhais e Piraquara
E
Elisa Rossato
05/09/2025, 00:43 • Atualizado em 05/09/2025, 00:43
compartilhar
Um novo modelo de transporte coletivo vai começar a operar, em fase de teste, na região metropolitana de Curitiba: o Bonde Urbano Digital (BUD). O veículo, de tecnologia chinesa, circula sem trilhos, por indução magnética.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Pequenos sensores, do tamanho de uma xícara, são instalados sob o asfalto, a cada metro, para movimentar o bonde. Eles orientam o trajeto, inclusive nas curvas, e funcionam normalmente em períodos de chuva ou até em pistas desgastadas.
O projeto conta com investimento de R$ 6 milhões do governo do Paraná. As viagens de teste devem começar em até 45 dias. O BUD será integrado ao sistema de transporte coletivo em uma região que recebe cerca de 10 mil passageiros por dia. Do percurso total, 30% será feito de forma autônoma, sem motorista, como já acontece na China. Esse modal é inédito na América do Sul.
Durante 15 meses de testes, o BUD, que é 100% elétrico, fará o trajeto de 13 quilômetros entre Pinhais e Piraquara nos horários de pico. O preço da passagem será o mesmo do ônibus urbano.
De acordo com cálculos apresentados, o gasto com obras e a compra dos bondes será equivalente a um terço do valor necessário para implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O governador, Ratinho Junior, destacou a importância da inovação no transporte público:
"É natural que, como qualquer cidade grande, a máquina pública precisa de novas soluções. Vamos ver como se comporta, se passa pelo crivo da população. Queremos ampliar com novos veículos, novas linhas, trazendo mais inovação e tecnologia, acompanhando o que o mundo vem fazendo."
Bonde Urbano Digital começa fase de testes na região metropolitana de Curitiba (PR)Veículo sem trilhos usa sensores magnéticos e será testado em trajeto entre Pinhais e PiraquaraTecnologia2025-09-05T00:43:28.810ZUm novo modelo de transporte coletivo vai começar a operar, em fase de teste, na região metropolitana de Curitiba: o Bonde Urbano Digital (BUD). O veículo, de tecnologia chinesa, circula sem trilhos, por indução magnética. Pequenos sensores, do tamanho de uma xícara, são instalados sob o asfalto, a cada metro, para movimentar o bonde. Eles orientam o trajeto, inclusive nas curvas, e funcionam normalmente em períodos de chuva ou até em pistas desgastadas. O projeto conta com investimento de R$ 6 milhões do governo do Paraná. As viagens de teste devem começar em até 45 dias. O BUD será integrado ao sistema de transporte coletivo em uma região que recebe cerca de 10 mil passageiros por dia. Do percurso total, 30% será feito de forma autônoma, sem motorista, como já acontece na China. Esse modal é inédito na América do Sul. Durante 15 meses de testes, o BUD, que é 100% elétrico, fará o trajeto de 13 quilômetros entre Pinhais e Piraquara nos horários de pico. O preço da passagem será o mesmo do ônibus urbano. De acordo com cálculos apresentados, o gasto com obras e a compra dos bondes será equivalente a um terço do valor necessário para implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O governador, Ratinho Junior, destacou a importância da inovação no transporte público: "É natural que, como qualquer cidade grande, a máquina pública precisa de novas soluções. Vamos ver como se comporta, se passa pelo crivo da população. Queremos ampliar com novos veículos, novas linhas, trazendo mais inovação e tecnologia, acompanhando o que o mundo vem fazendo."São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/tecnologia/bonde-urbano-digital-comeca-fase-de-testes-na-regiao-metropolitana-de-curitiba