Banco lança tecnologia contra golpe da falsa central de atendimento; saiba como se proteger
Aplicativo desenvolvido por empresa sueca emite um aviso na tela do celular e interrompe a ligação do golpista
O Itaú Unibanco implementou mais uma medida de segurança digital contra as falsas centrais de atendimento, que ligam para clientes desatentos para aplicar golpes.
Em parceria com a DialMyApp, a solução Protect Call foi desenvolvida para interromper as chamadas de golpistas que tentam aplicar golpes financeiros nos clientes do banco.
Como funciona?
No momento que uma central falsa entra em contato com o cliente, o aplicativo ativa uma tela inteira no smartphone do usuário, com o logo e as cores do banco, avisando que a ligação está bloqueada por ser uma tentativa de fraude financeira.
"Você recebeu uma chamada de um falso funcionário!", diz a mensagem que bloqueia a tela do usuário, protegendo o correntista do golpista.
Na sequência a ligação é interrompida.
Mais de 100 milhões de dispositivos com o sistema operacional Android usam a tecnologia no Brasil.
Como ativar?
- Para ativar o aplicativo, basta o cliente ter em seu celular um aplicativo da comunidade DialMyApp, usuários das operadoras Tim, Claro, Nextel, Oi e Algar;
- Depois, conceda as permissões de acesso para que a ferramenta possa interceptar as chamadas e libere os avisos de segurança para fazer a proteção;
- Usuários de dispositivos da Samsung e LG também conseguem habilitar as permissões;
- A partir de 15 de maio, a funcionalidade estará disponível para clientes que tem dispositivos com sistema iOS (iPhone);
- Clientes da Vivo podem ativar a proteção usando os aplicativos da comunidade DialMyApp, e em breve no aplicativo do Itaú.
Banco aposta em segurança digital
Segundo o banco brasileiro, a instituição conta com mais de mil profissionais dedicados à segurança financeiera dos clientes e aposta alto no investimento em tecnologias de segurança para evitar este e outros tipos de crimes virtuais.
“Nos últimos cinco anos, dobramos nosso investimento em tecnologia de segurança, contando com uma equipe de mais de 1000 profissionais dedicados exclusivamente à segurança financeira dos clientes. Nosso compromisso é aprimorar continuamente as medidas de segurança do banco,” afirma Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.
Empresa que desenvolveu a tecnologia tem origem sueca e está no Brasil desde 2018. A DialMyApp desenvolveu a Protect Call a partir de uma comunidade de B2B colaborativa que conta com a parceria de 150 grandes empresas.